Seja para uma boa apresentação comercial ou para orçamentos, um papel timbrado bem feito, ou como conhecido por alguns como “papel de carta”, pode ajudar bastante na boa impressão de quem vai receber este documento, com a vantagem de poder ser enviado digitalmente, ou seja, por e-mail ou WhatsApp, com o aspecto profissional de um papel timbrado.

Fica comigo então neste post que vou lhe mostrar passo a passo como fazer esses papéis de carta ou papéis timbrados virtuais.

Composição e layout

Um bom papel timbrado deve ser apresentado com a identidade visual da empresa e os dados principais de contato e identificação, mas sem obstruir o conteúdo do documento.

Muitos sem ter o conhecimento ou um mínimo bom senso, tentam fazer um papel de carta colocando o logotipo gigante ou a foto da empresa bem no meio da página, daí escrevem por cima e fica aquela poluição visual impossível de ler.

Para encontrar o layout ou modelo de papel timbrado ideal, você precisa primeiro analisar para que ele será utilizado e daí fica fácil saber o que é importante e o que é dispensável para compor o layout.

Para este post não se estender muito, vou sugerir como referência um modelo mais “clean” que pode ser utilizado na maioria dos casos, ele é composto do logotipo no cabeçalho, um elemento visual da identidade visual da empresa nas margens laterais e um rodapé com as informações básicas de contato e localização.

 

COMO FAZER

O meu método preferido é onde preparo o layout completo em um editor de imagem, que no caso deste tutorial, recomendamos o canva.com, transformando o A4 em uma única imagem e incorporando ela como marca d’água no word, sem redimensionamento e sem desbotar.

Prefiro esse método porque permite ter o controle 100% do aspecto visual sem ter surpresas como textos que não cabem no espaço ou impressões maiores ou menores do que o previsto.

Veja no vídeo abaixo o passo a passo como fazer utilizando esse método.

Você já utiliza papel timbrado ou papel de carta para seus documentos? Fala aí nos comentários qual método gostou mais ou conta para gente se utiliza outro.