fbpx

Se você não utiliza listas em seu negócio, pode ter certeza que está perdendo dinheiro.

As listas de contatos, conhecido também como leads, pode ser uma grande fonte de vendas novas e/ou recorrentes para o seu negócio, independente se é um negócio físico (loja, escritório, consultório) ou digital, afiliado, ecommerce, aplicativo, etc.

Tipos de Listas

Existem inúmeras fontes de contato que podem se tornar listas para se trabalhar com marketing digital para o seu negócio, as mais conhecidas são:

  • WhatsApp – Lista de transmissão, Grupos, Zap (LeadLovers);
  • Telegram – Canal, Grupo, Bots;
  • Youtube – Inscritos recebem notificações, posts para canais acima de 10k inscritos;
  • Instagram e Facebook – Feed, grupos, fãs e Stories

O grande problema dessas opções listadas acima é que nelas você não tem o controle e domínio sobre os leads, ou seja, você sempre estará à mercê das regras da plataforma.

Outro detalhe é que a entrega de conteúdo nessas plataformas vem diminuindo cada vez mais para quem está começando, em média, um conteúdo novo é entregue para aproximadamente 10% ou menos da sua lista, então, se a plataforma percebe que há interação e engajamento, ela faz a distribuição para o restante do seu público.

Por isso, eu ainda acredito que a lista mais importante hoje para se trabalha são os e-mails.

Lista de E-mails

Essa é a principal e mais importante porque de todas que vou citar aqui, é a única que você tem o domínio e melhor controle de entrega.

Muitos acreditam que o e-mail está defasado e que não funciona mais para fazer marketing e divulgação, isso é mentira, não funciona se fizer da forma errada.

Para quase tudo hoje na internet utilizamos o e-mail, a identificação de 99% de sites e serviços digitais são iniciados com o e-mail.

Mas de todas as demais formas de listas, pode ter certeza que o e-mail, se corretamente utilizado, é o que pode lhe dar maior poder de escala e automação de marketing.

Cuidados com lista de e-mail

Não fazer SPAM

Jamais faça envio para lista de e-mails “comprados” ou que você não fez a captura com permissão e conhecimento do destinatário.

Isso é um “tiro no pé” porque além dessas listas serem na grande maioria composta por e-mails “fantasmas”, os destinatários verdadeiros não conhece você e não solicitou sua mensagem, logo ela poderá automaticamente cair na caixa de spam ou ainda ser reportada por eles como spam e cair em uma “Blacklist”.

Manter a lista aquecida

Não adianta capturar os e-mails, criar a lista e mandar mensagens só de vez em quando. É necessário estar em constante relacionamento com o seu público e manter essa lista aquecida.

Não seja chato. Consistência não é Insistência

Mantenha uma constância no envio das mensagens mas sem encher demais os seus destinatários, se começar a ficar chato eles irão sair da lista ou reportar para spam.

Como construir a lista de emails

Comece pelos clientes

Se você já tem um negócio em funcionamento, tem uma lista de clientes. É esta a sua melhor lista, pois são leads quentes que você deve manter relacionamento para fazer novas vendas e promover novos produtos.

Contatos de orçamentos e interessados

Esse é outro grupo de pessoas que na grande maioria das empresas, caem no esquecimento. O fato de uma pessoa ter em algum momento demonstrado interesse pelo seu produto ou serviço, já o torna um potencial cliente e não deve ser esquecido só porque naquele momento não foi concretizado uma venda.

Coloque esse contato em uma lista apropriada conforme o perfil e interesse demonstrado por essa pessoa e então mantenha o contato aquecido enviando informações complementares, novidades, quebras de objeções e conteúdo relevante e possa ajudá-lo a tomar a decisão de compra futuramente.

Página de captura com isca digital

Esse é um recurso cada vez mais utilizado ultimamente mas que ainda pode ser muito explorado.

Não precisa e nem deve se limitar a “entrega de ebooks”, existem uma infinidade de boas opções de “recompensa” física ou digital que pode ser entregue para um visitante do seu site ou rede social em troca do e-mail dele.

Para facilitar vou citar algumas que podem ser aplicadas conforme seu nicho:

  • Experimente gratuitamente (Teste por x dias, primeira consulta, corte de cabelo, primeira aula, etc…)
  • Experiência diferenciada (Obter certo benefício restrito, área vip em um restaurante, benefício em um parceiro, etc…)
  • Conteúdo relevante (Checklist, ebook, vídeo aula, um pulo do gato, um dica secreta, etc…)

Método e Ferramentas

Método manual e gratuito para pequenas listas

Se o seu negócio não depende de muitos contatos, você pode tentar fazer essas capturas e envio de e-mail no método manual, saiba porém, que quanto mais contatos mais difícil será o controle e execução.

Google Forms + Gmail

Construa um formulário grátis no Google Forms para que seus visitantes preencha o e-mail e demais informações que você quiser em troca da sua recompensa. Esses e-mails ficarão armazenados em uma planilha e então poderá importar para seus contatos e fazer o envio manualmente.

Link de Whatsapp pré-preenchido

Esse é um método bastante simples mas que funciona para muitos casos, você pode criar um link personalizado para o seu whatsapp já deixando uma mensagem padrão.

Quando o usuário clicar no link e te enviar a mensagem, você terá o contato dele e poderá automatizar a entrega da recompensa com a resposta automática do Whatsapp Business, entregando por exemplo, o link para ele baixar a recompensa quando a mensagem específica que você cadastrou for enviada para você.

Automatizar o E-mail Marketing

Se você realmente quer profissionalizar se negócio, recomendo fortemente a utilização de uma ferramenta apropriada para isso, e aqui eu indico duas que utilizo e tenho certeza que são muito boas.

LeadLovers

Com ela você consegue resolver tudo relacionado à gestão de lista e e-mail marketing. Com poucos cliques constrói lindas páginas de captura e sequências automáticas de e-mail para aquecer sua lista e direcionar o lead para a compra, ou seja, para o fundo do funil.

Mailerlite

Esta ferramenta permite também facilmente fazer a construção de páginas de captura e criar a automação de e-mailss (autoresponder), com a vantagem que tem um plano gratuito para até 1000 contatos (leads).

Só que é uma ferramenta gringa e ainda não está traduzida para o português, embora seja muito intuitiva e fácil de mexer.

E-Goi

Essa também é uma ótima plataforma de e-mail marketing, utilizo para projetos mais avançados que necessitam de demandas maiores e integrações mais complexas. Além de e-mails, essa plataforma também permite o envio de SMS.

Mailchimp

É uma das plataformas mais utilizadas hoje no mundo para e-mail marketing, até porque oferece plano gratuito para até 2 mil contatos.

Eu particularmente não gosto muito da painel do Mailchimp, acho bastante confuso e trabalhoso para deixar tudo bem arrumado e bonito. Mas pode ser uma ótima opção para quem precisa um pouco mais de contatos e não quer gastar.

Vamos colocar para funcionar?

Agora que você já entendeu o poder de uma lista de e-mails, que tal começar a colocar seu plano em ação?

Caso ainda não tenha entendido alguma coisa ou precisa de mais orientações, o curso online Fórmula Negócio Online ensina passo a passo a construir seu negócio digital do zero e fazer tudo isso e muito mais.

E se tem alguma dúvida, pode deixar aí nos comentários ou me chamar no whatsapp que estarei à disposição para te ajudar.

Em qual e-mail quer receber o Mapa Mental?

🔒 Fique tranquilo, seu e-mail está seguro. Também detesto spam!

Enviaremos GRATUITAMENTE para o seu e-mail o link do mapa mental deste conteúdo (o mesmo utilizado no vídeo) para facilitar o entendimento e ajudar você executar como checklist.


Te espero lá ;-)

AULA COMPLETA: Passo A Passo Fundamental Usado Para Montar Negócios Digitais 100% Do Zero

Conversar no whats
Precisa de ajuda? Me chame no Whatsapp
Olá...
Como posso ajudar? 🚀