Uma das partes mais difíceis de começar um negócio é decidir que tipo de negócio deve ser. Sabe que quer começar um negócio e ter sucesso nisso e se tornar rico depois de alguns anos gerenciando esse negócio. Mas quando pergunta qual é o negócio, é comum ficar pensando e pensando.

Para começar, não é tão simples assim, não bastar ter ideias para que as coisas aconteçam. Há certas considerações a serem feitas, e você tem que avaliar seu perfil, seus recursos, suas capacidades e seus interesses, para saber se está pronto para isso.

Felizmente, aspirantes a empreendedores e empresários têm muitas opções para escolher quando se trata de começar um negócio. Pode entrar na indústria de alimentos, talvez, ou entrar no varejo, podem ainda se aventurar na tecnologia da informação ou tentar a sorte em qualquer negócio de manufatura.

Mas há outra indústria que está crescendo atualmente: a indústria do estilo de vida.

Então nós vamos

  1. Definir o que é um negócio de estilo de vida;
  2. por que você deve começar um;
  3. como iniciar um negócio de estilo de vida.

O que é LifeStyle Business?

O que, exatamente, é um LifeStyle Business ou negócio de estilo de vida?

Um negócio, como todos sabemos, é criado com o objetivo de maximizar a receita e obter o máximo de lucros possível. Esta definição, no entanto, não se aplica estritamente a um negócio de estilo de vida.

Um negócio de estilo de vida é aquele que é formado com a finalidade de sustentar ou apoiar a renda e as necessidades pessoais dos proprietários. Ainda é, até certo ponto, orientada para o lucro, mas a maximização da receita não está no topo de sua lista de prioridades.

Em vez disso, o objetivo final de um negócio de estilo de vida é a criação e manutenção de um equilíbrio agradável e harmonioso da vida e do trabalho do proprietário da empresa. Ele gera receita apenas o suficiente para permitir que o proprietário aproveite seu estilo de vida atual, sem afetar adversamente sua vida pessoal.

Prazer é geralmente um ponto-chave em um negócio de estilo de vida. Os proprietários configuram o negócio com base em seu interesse pessoal ou paixão – pode ser um hobby ou simplesmente algo que os entretenha. Isso garante que eles realmente amam e apreciam seu trabalho em seus negócios.

Isso certamente redefine a filosofia milenar de muitos homens de negócios sem nunca misturar negócios com prazer. Em um negócio de estilo de vida, o proprietário pode ganhar dinheiro com algo com o qual está se divertindo.

Podemos dividir as características de um negócio de estilo de vida no seguinte:

  • O proprietário é o único empregado ou, no caso de mais de um proprietário, os fundadores ou proprietários são os empregados da empresa.
  • O proprietário tem uma vida razoável, ganhando uma renda respeitável.
  • O proprietário tem a liberdade de fazer o que quiser com o seu tempo e recursos, para poder decidir quanto tempo é dedicado ao seu tempo de trabalho e ao seu tempo pessoal. Ele tem permissão para perseguir seus interesses e se entregar à paixão enquanto administra a empresa.
  • Não há nenhuma intenção de sair do negócio ou vendê-lo, por isso é construído com planos para operá-lo por muitos mais anos para vir.
  • Qualquer um pode começar um negócio de estilo de vida e fazê-lo crescer.

Muitos têm a impressão de que, quando você inicia um negócio de estilo de vida, é de natureza de tempo integral, mas isso não é verdade.

Você pode começar um negócio de estilo de vida paralelamente, enquanto ainda está empregado ou em um modelo de negócio tradicional.

Alguns dos empreendedores lifestyle mais bem-sucedidos começaram assim: eles tinham empregos e já estavam ganhando dinheiro, mas montaram seus negócios de estilo de vida paralelamente. Então eles decidiram fazê-lo em tempo integral quando o negócio começou a ter sucesso e eles estavam ganhando o suficiente para sustentar seu estilo de vida, mesmo que abandonassem seu emprego anterior.

Resumindo, um negócio de estilo de vida (lifestyle business) é aquele em que o proprietário pode administrar sua empresa sem sacrificar sua vida pessoal, de tal forma que possa viver da maneira que quiser. O ganho financeiro é por motivos pessoais e de estilo de vida.

Negócios de estilo de vida vs. autônomo

Outros argumentam que não há muita diferença entre administrar um negócio de estilo de vida e ser autônomo. Afinal de contas, muitas empresas de estilo de vida envolvem trabalhar em casa, sem funcionários além de você, e você ter controle total do tempo que dedica ao negócio.

Há semelhanças, claro, mas ser autônomo ainda é estritamente um trabalho, porque você adota horários específicos. Por exemplo, você configura um negócio que abre todos os dias, de manhã cedo e fecha todas as noites. Um negócio de estilo de vida não tem essas horas designadas encaixotando você. Você pode conduzir seus negócios a qualquer momento, porque isso não atrapalha a maneira como você vive.

Negócios de estilo de vida vs. Startup

Startups são certamente populares nos dias de hoje. Você costuma ouvir conselhos de muitas pessoas dizendo que, se você quer entrar no negócio e ter sucesso, crie uma startup.

Em comparação com o negócio de estilo de vida, uma startup é o seu oposto. Uma startup é estabelecida com a intenção de fazê-la crescer em ritmo acelerado e ganhar muito lucro nesse curto período.

O crescimento e a geração de receita são seus principais objetivos, portanto, seus proprietários buscam continuamente financiamento para suas atividades de crescimento e expansão. Empresas de estilo de vida, por outro lado, não saem buscando atrair financiamento adicional ou apoio de risco. Todo o financiamento será fornecido pelos proprietários ou pelos fundadores.

Em um negócio de estilo de vida, o proprietário é responsável por ninguém além de si mesmo.

Uma startup tem a responsabilidade de se tornar grande e ganhar dinheiro para poder devolver o investimento dos financistas e investidores, assim como alinhar os bolsos dos proprietários. No processo, os proprietários e os funcionários da empresa terão que fazer tudo o que puderem, até mesmo colocando suas vidas pessoais em espera, apenas para cumprir essa responsabilidade.

Exemplos de negócios de estilo de vida

Um empresário “estilo de vida” já foi questionado sobre o tipo de negócio em que ele está envolvido. Ele respondeu: “envolve escrever, ensinar e gerenciar uma banda que frequentemente sai em turnê por todo o país”.

Para aqueles que não estão familiarizados com o conceito de um negócio de estilo de vida, não parece que é um negócio em tudo. Mas você ficará surpreso com o quão flexível esse tipo de negócio é, então o que ele disse é completamente válido.

Aqui estão alguns dos exemplos mais comuns de empresas de estilo de vida prósperas hoje.

Blogger profissional – Este é provavelmente o negócio de estilo de vida por excelência. Muitos blogueiros agora ganham a vida através de blogs.

Romancistas, poetas, jornalistas… – Estes escritores preferem fazer o percurso freelancer em vez de conseguir emprego em organizações ou empresas estabelecidas. Eles viajam, vão a lugares, experimentam coisas e escrevem sobre eles.

Consultores e assessores – Os serviços de consultores são procurados hoje em dia, desde assuntos relacionados a finanças, direito, tecnologia, saúde, viagens, imóveis e muito mais.

Lojas online – O comércio eletrônico também se enquadra na categoria de negócios de estilo de vida se eles atenderem à definição de um.

Há um equívoco geral de que as empresas de estilo de vida são estritamente conduzidas on-line. Embora na maioria das vezes seja realidade, não é uma regra. Um negócio de estilo de vida pode ser de qualquer tipo, por isso também pode estar offline. Pode inclusive envolver a venda de bens ou serviços físicos.

Por que você deve começar um negócio de estilo de vida (Lifestyle Business)

Um negócio de estilo de vida tem certas vantagens em relação a outros tipos de negócios, e os abordamos brevemente enquanto discutíamos suas características. Vamos dar uma olhada no que eles são.

  • Sua vida pessoal não será sacrificada.
  • Você não está obrigado por quaisquer obrigações de manter certas horas de trabalho, ir onde você é informado pelos seus superiores, ou entregar essa quantidade de trabalho em prazos rigorosos.
  • Não há obrigação para qualquer investidor ou provedor de financiamento de obter muito lucro. Você forneceu o financiamento para o seu negócio, de modo que todos os lucros irão valer a seu favor.
  • Você começa a desfrutar da liberdade de tempo e localização. Você escolhe quando trabalhar, onde trabalhar e quando apenas relaxar e descansar. Mesmo durante as férias, você pode se esgueirar em algumas horas de trabalho.
  • Você consegue controlar a maioria, senão todos, os aspectos do negócio. Você fundou o negócio, você é o empregado, então você define as regras e muda quando quiser.
  • Você também desfruta de liberdade financeira, porque você estará ganhando renda que será capaz de suportar o estilo de vida que você deseja.
  • Você pode esperar um fluxo de caixa positivo desde o início, já que não há outros funcionários para pagar e outros custos e despesas extras para gastar.

Mas também tem desvantagens

  • Você pode se deparar com problemas financeiros, principalmente no início.
  • É mais difícil contratar alguém para ajuda-lo, já que a tendência é procurar empresas maiores para trabalhar. Além do fato de demandar o trabalho remoto e ser um pouco mais difícil de encontrar pessoas com esse perfil.
  • Pensar em ganhos mais modestos, então, se você está entrando em negócios com a expectativa de ganhar milhões de dólares nos primeiros dois anos, você deve repensar isso, pois por mais que dependendo do negócio, seja possível, a probabilidade é pequena.
  • Disciplina de se estabelecer metas e trabalhar para alcança-las, mesmo não estando em um ambiente impulsione isso.

Iniciando seu Lifestyle Business

Como alguém inicia seu negócio de estilo de vida? Dê uma olhada nas dicas a seguir.

Etapa 1: defina seus objetivos.

O primeiro passo é saber o que você quer.

Você tem certeza de que quer começar um negócio, mas quais são os pontos positivos dele?

O que você deseja realizar no seu negócio?

As metas a que refiro aqui são objetivos pessoais: o que você quer que aconteça pessoalmente ao iniciar o seu negócio.

Ao definir suas metas, lembre-se de considerar o seguinte:

A quantidade ou extensão de liberdade que você quer em relação à sua vida pessoal. Isso está relacionado à liberdade financeira, liberdade de localização e liberdade de tempo.

O nível de renda que você considera suficiente para suportar o estilo de vida que você deseja. Esta é maneira de definir um alvo.

Etapa 2: identifique sua paixão e interesse.

Estes são muito importantes porque você estará construindo seu negócio em torno deles. Um negócio de estilo de vida deve ser algo que você ama e gosta de fazer, então você tem que saber o que você é apaixonado ou o que mais lhe interessa.

Tem havido muitas histórias de negócios falhando porque os proprietários de alguma forma perderam o interesse no meio do caminho. É por isso que as empresas de estilo de vida têm maiores chances de sucesso, já que os proprietários são apaixonados pelo que estão fazendo.

Mesmo que as probabilidades pareçam estar contra eles e os obstáculos pareçam intransponíveis, eles não desistem facilmente daquilo que realmente querem e apreciam.

Etapa 3. Encontre um problema.

Agora você tem que identificar problemas que serão resolvidos pelo seu conhecimento sobre o assunto que você está apaixonado ou interessado. É provável que você tenha mais clientes para o seu estilo de vida se tiver algo a oferecer – uma solução para seus problemas.

Você pode encontrar isso tomando nota do que as pessoas estão gastando seu dinheiro. Você também pode começar a olhar para a concorrência, ou outras lifestyle business que são semelhantes ao que você tem em mente. Ao estudá-las, você pode dizer se há um problema que você pode oferecer para resolver ou não.

Etapa 4. Decida os negócios que você desenvolverá.

A partir das avaliações que você realizou nas duas etapas anteriores, agora você pode decidir claramente quais os negócios de estilo de vida que você desenvolverá.

Procure sempre algo que possa ser o mais automatizado possível. Veja se existe uma maneira de empregar tecnologia na condução de seus negócios. Isso facilitará as coisas para você.

Etapa 5. Desenvolva

Esta parte será a mais trabalhosa quando você estiver iniciando seu negócio de estilo de vida.

Obtenha as ferramentas necessárias para se preparar. Se você está pensando em escrever ou se tornar um blogueiro profissional, você tem que ter o básico de criar um blog. Isso inclui aprender e obter as ferramentas de que você precisa. Criei um guia prático em vídeo ensinando como montar seu blog profissional, esse é a base do seu império de renda passiva.

Configure seu blog ou site e coloque em funcionamento. Felizmente, você não precisa ser um especialista em criação ou programação e codificação de sites para poder fazer isso, pois existem plataformas que permitem a criação de um site ou blog sem necessidade de conhecimentos técnicos e com custos bem acessíveis ou até gratuitamente. É apenas uma questão de passar por suas opções e encontrar o melhor ajuste para o que você tem em mente.

Comece a atrair tráfego para o seu site. Existem várias maneiras de atrair tráfego, e talvez você precise estudar um pouco sobre isso. Escrevi aqui alguns posts que podem te ajudar nisso, e tem muitos outros ainda que podem ser facilmente encontrados na internet.

Encontre clientes localmente e explore networks.

Você não precisa depender apenas de clientes on-line ou através do seu blog. Você pode e deve sair e encontrar clientes pessoalmente. Aproveite eventos e encontros para fazer relacionamentos e prospectar.

Comece a construir sua lista de clientes ou leads. Não importa se você tem que começar pequeno, contanto que você faça.

Passo 6. Apenas faça!

É hora de começar os negócios, literal e figurativamente.

Eu no meu “lifestyle business”… A foto tá bem ruim, mas acredite, a brisa do mar estava top demais!

Crie e produza conteúdo de qualidade. Este é, afinal, o principal trabalho de um negócio de estilo de vida. Você precisa criar um conteúdo que resolva os problemas identificados anteriormente.

Permaneça conectado. Não quer dizer que precisa estar 24h on-line, aí seria completamente o oposto do estilo de vida desejado. Mas desenvolva uma presença digital forte respondendo com frequência nas redes sociais e canais digitais, conectado com seu público via mídia social e e-mail, você será capaz de manter-se atualizado sobre os produtos e serviços que eles querem comprar, e os problemas que eles estarão tendo que você pode ter uma solução.

Confie em sua intuição. Isso também é muito importante. É claro que o aprendizado deve ser um processo contínuo. Participe de treinamentos e seminários relacionados ao negócio em que você escolheu entrar. Mantenha-se atualizado com os últimos desenvolvimentos relacionados ao seu campo de interesse escolhido.

A verdadeira beleza de um negócio de estilo de vida está sendo paga pelo trabalho que você gosta tanto que você não vai nem chamar de “trabalho” e viver a vida!

Comece hoje mesmo com o seu estilo de vida e viva a vida ao máximo!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Pin It on Pinterest