O que é Cloud computing – Computação em nuvem – Simplificado
Semana passada um cliente me perguntou:
Jackson, como faço para colocar esse negócio de nuvem na minha empresa?
Embora imaginar essa cena literalmente seja um tanto engraçado, o fato é que a computação em nuvem (Cloud Computing) já é uma realidade na minha e na sua vida e muitas vezes nem sabemos disso, muito menos o que é.
Hoje vou tentar de forma bem simples explicar o básico da “nuvem”, quais as suas vantagens e desvantagens e como isso afeta o seu dia a dia.
O computador e internet antes da nuvem
Para entender melhor, precisamos voltar um pouquinho no tempo e lembrar como utilizávamos o computador alguns “dias atrás”.
Os programas, documentos, mídia, tudo era instalado e armazenado apenas no computador, inclusive os e-mails.
Então, de certa forma, sua “vida” ou seu “trabalho” estava naquele computador, e aparentemente estava tudo bem, até o windows apresentar aquela maravilhosa tela azul, ou um vírus “trojan horse” daquele pendrive infectado do seu amigo entrar no computador e o caos estava feito.
Um detalhes interessante é que sempre existiram os mais conservadores que esperam a tecnologia avançar alguns anos para evoluírem, neste caso, tinha os que “não confiavam em computadores” e preferia manter tudo anotado em agendas, cadernetas, paredes, etc… Mas também corria o mesmo risco, perder a agenda, molhar, o rato roer, enfim, nada é 100% seguro nessa vida.
A internet nesse período já estava à todo vapor, porém, para os usuários finais, a sua principal utilidade ainda se restringia em ser uma poderosa fonte de informação e transferência de dados.
A coisas evoluíram ainda mais e iniciou uma nova tendência.
A migração para a nuvem
Acredito que a primeira ferramenta da nuvem a ser explorada de forma mais massiva por usuários em geral foi o e-mail através do webmail.
Antes dele os e-mails dependiam quase que obrigatoriamente do Outlook (ou outros clientes de e-mails pouco conhecidos), e aos poucos foram surgindo cada vez mais aplicações que não precisavam mais serem “instaladas” no computador, elas passaram a “rodar” direto da internet, trazendo então a agilidade e mobilidade, eliminando a dependência de um dispositivo específico porque as informações, documentos ou arquivos que precisamos não ficam “presos” em um computador pessoal, mas sim passam a estar agora nessa “nuvem” que é a internet.
Em resumo, podemos dizer então que a nuvem é uma imensa rede de mega computadores interligados que chamamos de servidores, eles fornecem aplicações, informações e dados para você acessar em qualquer dispositivo que você tiver conectado à internet.
A segurança antes e depois da nuvem
Falar em segurança neste contexto é muito relativo, complexo e polêmico, mas objetivo aqui é ser bem prático e menos filosófico, então vou levar em consideração dois aspectos, que são eles: Preservação dos arquivos e sigilo.
Preservação dos arquivos
Antes do cloud computing, sem dúvida alguma, o problema de preservação de arquivos era muito mais complicado, a perca de dados era um risco constante, e toda vez que havia a necessidade de formatar um computador já sentíamos aquele frio na espinha dorsal. Isso porque como já falamos antes, tudo estava naquele computador, então era backups e backups e mesmo assim sempre restava uma dor de cabeça com versão de arquivos e problemas do tipo.
O Cloud Computing agilizou exponencialmente isso, afinal, quando batemos uma foto pelo smartphone, em alguns segundos ela estará codificada e replicada em vários servidores sendo utilizada em redes sociais e possivelmente em outros serviços de internet como por exemplo Google Maps. Isso também vale para qualquer tipo de documento e arquivos de vídeo ou áudio.
Então, na era do cloud computing você só perde arquivos se realmente estiver muito off-line ou desatento!
O Sigilo ou privacidade na internet
Mas apesar do transtorno mencionado acima, na preservação dos arquivos, era inegável que havia um pouco mais de sigilo, afinal, sabíamos exatamente em quais máquinas ou mídias específicas nossas informações e arquivos estavam, com exceção é claro, dos mais “desavisados” que não tinha qualquer cuidado com vírus e compartilhamento de arquivos.
Hoje, o cuidado que tínhamos anteriormente em não perder os arquivos deve ser direcionado em não “vazar” ou distribuir eles equivocadamente.
Claro que a tecnologia evoluiu muito e com isso os sistemas vão se tornando cada vez mais avançados também no quesito de segurança, porém, com o avanço das coisas boas há também das coisas ruins, então, a sensação de invasão de privacidade é uma realidade cada vez mais presente e os riscos vão bem além do financeiro.
Não é raro vermos notícias de crimes planejados com informações vazadas na internet, isso é consequência muitas vezes do mal uso das novas tecnologias atreladas à computação em nuvem.
Pretendo criar uma série de vídeos e posts que ensinará boas práticas e dicas para aumentar um pouco mais a segurança na utilização dessas soluções, então se inscreva no canal e no blog para receber as notificações conforme eu for disponibilizando esse material que poderá ajudar muito.
Benefícios do cloud computing para a empresa e negócios
Redução de custos escondidos
Embora em uma primeira análise possa parecer que o formato de aplicações em cloud sejam mais caras, normalmente por causa do formato de pagamentos que é o SaaS (Software como serviço), se fizermos as contas corretas analisando todos os custos de infraestrutura computacional e profissionais para manter essa infraestrutura, na grande maioria dos casos a economia pode ser muito significativa.
Agilidade na implantação
O fato de já estar tudo pronto, bastando apenas criar as contas (cadastros) e parametrizar o sistema, torna a implantação dele muito mais rápida do que o método antigo de instalar, configurar, resolver conflitos de versões de sistema operacional, etc.
Aprendizado rápido
As aplicações em nuvem normalmente segue uma tendência de usabilidade que proporciona uma curva de aprendizado melhor, isso porque fornece aplicações mais intuitivas e seguindo tendências de grandes plataformas utilizadas em massa hoje como Google, Facebook, Microsoft, etc…
Velocidade e Mobilidade
A facilidade de iniciar um projeto ou documento em um dispositivo e em segundo ele estar disponível para ser continuado de onde parou em qualquer outro dispositivo, sem preocupação e trabalho de enviar cópias manualmente pra lá ou pra cá.
Colaboração e compartilhamento
Outro espetacular benefício é o compartilhamento rápido e direcionado para pessoas ou grupos específicos, inclusive com algumas ferramentas possibilitando o trabalho de uma equipe em tempo real em um mesmo documento ou projeto e todos poderem acompanhar o andamento em tempo real.
Liberdade de escolha do sistema operacional
Você não precisa mais ser refém do windows porque tal programa só roda no windows! Uma característica bem comum em aplicações em nuvem é o fato de poderem ser acessadas a partir de um navegador web, que naturalmente está disponível em qualquer sistema operacional. Mas existem aplicações que utilizam necessariamente um navegador, mesmo assim é normal elas serem desenvolvidas para multiplataformas, o que não acontecia antigamente.
E agora, tem como fugir disso?
Sinceramente, hoje é praticamente impossível fugir disso, quase tudo que está ao nosso redor está de certa forma conectado de alguma forma e utilizando a nuvem para seu funcionamento.Mas não acredito que seja motivo de pânico, nem tem por que querer fugir, se você souber utilizar e tomar alguns cuidados usufruirá de muitos benefícios que facilitarão muito seu dia a dia e poderá contribuir para uma vida mais produtiva, porém, o mal uso além de colocar em risco, pode torná-lo dependente ou refém da tecnologia.
O segredo está na seu conhecimento colocado em prática e alinhado ao auto-controle, mas sobre isso também falaremos futuramente por aqui, se Deus permitir!
Quer subir para a nuvem?
Sei que você já está utilizando mesmo que inconscientemente, mas se você quiser utilizar de forma organizada e estratégica na sua empresa ou na sua vida pessoal e não sabe por onde começar, me chame para conversarmos sobre isso e acredito que posso te ajudar 😉
Por enquanto fico por aqui e já te convido a deixar aqui nos comentários se você conseguiu entender o que é a computação em nuvem que tanto falam, se utiliza e o que acha?