fbpx

Esse é o primeiro tema dessa série especial sobre Negócio Online, onde são apresentado os passos para você colocar sua empresa na internet ou mesmo desenvolver um negócio 100% online.

Tanto no cenário online quanto offline, é necessário uma especial atenção para o logotipo, identidade visual da empresa e tudo que compõe sua marca.

Coloquei esse como o primeiro tema justamente para começar já da forma correta, pois a mudança de padrões visuais no meio do percurso gera um enorme prejuízo, tanto em custos diretos com materiais quanto em impacto comercial junto aos clientes.

Nesse vídeo acima eu abordei o assunto de forma introdutória destacando os pontos principais, então, é importante ler o artigo até o final porque ele tem as informações que complementam o vídeo.

Um bom Logotipo (Logomarca)

Ao contrário do que muitos acreditam, um bom logotipo (chamado por alguns de logomarca), não deve ser complexo ou rebuscado.

Quanto mais simples e original, mais fácil será do cliente memorizar e associar ele com sua empresa.

A simplicidade é o último grau da sofisticação

Leonardo Da Vinci

Uma regra simples e fácil para não errar é: Se espelhe nos grandes!

Logotipos simples de marcas famosas

Veja o exemplo de grandes marcas do mercado, se elas optaram pelo simples por que vamos fazer diferente?

Também é importante lembrar que durante toda a vida de um negócio, surgirão diversos formatos variados de mídia onde será necessário a utilização do seu logotipo, e quanto mais complexo e cheio de detalhes, mais restrito ficará para a utilização de materiais e formatos diversificados.

Aspectos e Cores

Sempre que possível, procure criar as variações de formato e cor do seu logotipo, pois em alguns momentos poderá ser necessário essas versões alternativas.

Um exemplo bem comum é quando o logotipo tem um símbolo na parte superior do nome ficando em um aspecto quadrado e precisa colocar esse logotipo em uma caneta, que tem um tamanho extremamente limitado em altura.

Logotipo padrão – Utilizado na maioria das situações

Neste caso faz necessário uma adaptação trazendo o símbolo do logotipo para o lado do nome deixando o logotipo com aspecto mais horizontal como pode ver a seguir.

Logotipo na versão horizontal – Utilizando em situações em que há pouco espaço vertical.

Esse exemplo acima é um cenário bem comum de acontecer, não apenas com “canetas”, mas outras situações como fachadas de loja, réguas, faixas, cabeçalhos de sites, e-mails, e diversas outras situações.

Cuidar com as cores também é importante, principalmente evitar combinações estranhas e sobreposições delas, pois em uma situação em que for necessário criar seu logotipo em apenas uma cor, como em entalhe de madeira, auto relevo, letras caixa e outros, se não tiver os cuidados mencionados poderá ser impossível de reproduzir nessas situações sem a perda da identificação do logotipo.

Quanto à escolha das cores, vou deixar como referencia complementar um artigo da Logaster que aborda esse assunto muito bem no link abaixo.

https://www.logaster.com.br/blog/choose-logo-color/

Exportação e formatos de arquivos

É importantíssimo ter seu logotipo nos principais formatos de arquivos utilizados para artes e criações.

Siga a lista com as regras abaixo que não terá problema.

PNG

Tenha todas as variações do seu logotipo neste formato de arquivo com o fundo transparente, pois será muito utilizado para uso geral em documentos e na web.

SVG e EPS

Esses formatos de arquivos são muito importantes porque podem ser abertos pela maioria dos softwares de edição vetorial e então seu logotipo poderá ser redimensionado para qualquer tamanho conforme a necessidade sem perca de qualidade.

CDR, AI ou PSD

A maioria dos logotipos criados profissionalmente surgem em um desses formatos de arquivos, que são dos softwares de criação e edição mais utilizados hoje, respectivamente Corel Draw, Illustrator e Photoshop.

É muito útil guardar à 7 chaves o arquivo original da criação, pois ele é a “Matriz” original de onde são exportados os demais formatos mencionados anteriormente.

Cores

Cada softwares ou aplicação pode identificar e exibir as cores de uma forma, portanto, uma dica que deixo aqui é documentar corretamente os números das cores originais utilizadas no logotipo com base na paleta CMYK, RGB e HEXADECIMAL (Web).

Para fazer isso, basta abrir a paleta de cores do software que está utilizando e encontrar os detalhes da cor em questão.

Quanto à escolha da cor, procure sempre utilizar cores que proporcionam bom contraste com o fundo, seja ele claro ou branco.

Por exemplo, amarelo no fundo branco não fica legal porque o contraste das duas cores é pequeno.

Para saber se o contraste está bom, coloque o seu logotipo na tela e afaste-se pelo menos 5 metros para ver se fica bem legível.

Fonte – Tipo de Letra

Não vou entrar em detalhes de tipografia neste artigo porque o assunto se estende bastante, mas quero deixar rápidas orientações bem importantes.

A primeira é que você deve procurar harmonizar a originalidade da fonte com o estilo apropriado para o seu nicho e público.

Se o público-alvo é mais sério ou corporativo, não dá para colocar uma fonte toda descontraída e torta porque você achou ela “bonitinha”.

Também deve cuidar com fontes muito finas (“Thin”) que embora possa ficar bonita e elegante em algumas utilizações, pode ficar com a visibilidade prejudicada em fachadas e ambientes externos com muita luminosidade.

Cuidado também com os formatos manuscritos ou muito exóticos, pois algumas letras podem ser confundidas com outras e trazer algum transtorno.

Sempre guarde bem os nomes das fontes utilizadas, melhor ainda fazer um backup da fonte, pois se precisar mudar alguma coisa na escrita do logotipo futuramente isso evitará dores de cabeça.

Quando possível e disponível, crie uma cópia do logotipo convertido em curvas, assim evita do arquivo original ser aberto em outro computador e vincular equivocadamente outra fonte, alterando assim o design original do seu logotipo.

Como criar um logotipo

Se você não for da área de arte e criação, recomendo fortemente que contrate um designer para fazer o seu logotipo, afinal, é a representação gráfica da imagem da sua empresa que está sendo criado para utilizar por muito tempo, então, não vale a pena “economizar” nesse aspecto.

Porém, se não há outra alternativa ou mesmo se deseja colocar a mão na massa, vou recomendar abaixo alguns sites e aplicativos que podem te ajudar nessa missão, levando em conta que você não sabe ou não tem como utilizar nenhum dos softwares profissionais e próprios para isso, como Corel Draw, illustrator e Photoshop.

1) Encontrar símbolos, ícones e inspiração

Um bom símbolo (ícone) para o seu logotipo pode dar mais vida para ele e ajudar a representar a sua atividade junto ao seu público, mas lembre sempre da regra da simplicidade e originalidade.

Abaixo segue alguns sites que você pode acessar para encontrar desenhos em vetor para utilizar na criação do seu logotipo.

Flaticon, the largest database of free vector icons

Freepik | Recursos Gráficos para todos

Download Free Vectors, Clipart Graphics, Vector Art & Design Templates

Zamzar Converter – Conversor de EPS para SVG

O site acima é muito útil quando encontramos o vetor somente em EPS e precisamos dele em formato SVG para conseguir utilizar no Power Point ou algum editor online, como veremos a seguir.

2) Programa para criar o logotipo

Agora precisaremos de um editor vetorial para montar o logotipo utilizando o ícone que encontramos e escrevendo o nome da empresa com as devidas formatações, para então salvar em vetor e diversos formatos de imagem.

Se você tiver condições e conhecimento para utilizar um software próprio para esse fim como Corel Draw, illustrator ou Photoshop, com certeza será a melhor opção.

Porém entendo que essa não é a realidade da maioria e provavelmente você esteja em busca de algo mais acessível e simples, por isso listo abaixo alguns sites e aplicativos que podem te ajudar nessa missão.

Power Point

O conhecido programa de apresentação de slides vai muito além do que você pode imaginar, inclusive já mostrei aqui no meu site e no meu canal do Youtube muitas outras coisas possíveis de se fazer com esse incrível programa.

Coloquei ele aqui no topo da lista porque está disponível para a maioria dos usuários de Windows e com ele conseguimos inclusive salvar o arquivo em formato SVG que é formato de imagem escalável e compatível com a maioria dos softwares de imagem.

Editor Vetorial Online

Caso não consiga ou não queira utilizar o Power Point, poderá tentar com algumas das alternativas a seguir, com exceção do Inkscape, que precisa baixar e instalar, as demais opções são todos de acesso online, ou seja, não precisa instalar nada, basta acessar pelo navegador de internet e utilizar.

Inkscape

Esse é um dos softwares gratuitos e open source de edição vetorial mais utilizados atualmente. Confesso que não acho ele muito fácil de utilizar, principalmente para quem está iniciando e não conhece muito os princípios básicos desse tipo de aplicação, mas não deixa de ser uma boa opção para quem quer se aprofundar mais nisso.

Vectr

Para o nosso objetivo essa pode ser a melhor opção, pois é gratuito e consegue fazer muito bem de forma intuitiva o básico, que é juntar ícone, texto e formatar.

Gravit.io

Um bom editor vetorial também online, porém, exige um cadastro simples e gratuito ou login social para utilizar.

Sites para criação de logotipo – Automático

Smashing Logo

SMASHINGLOGO | ‎The Logo Maker For Your Business

Dos vários sites que experimentei, esse foi um dos que achei mais fácil de utilizar e com bom resultado Custo X Benefício.

Basicamente o que precisa fazer é colocar o nome da empresa, a partir daí automaticamente ele vai mostrando opções de 3 em 3, daí você vai colocando em favoritos as que mais lhe agradam e e em seguida pede mais com base nas favoritas.

Ao encontrar uma que lhe agrada, clique em comprar e pronto.

Free Logo Design

Logo Maker – Create Your Own Logo, It’s Free! – FreeLogoDesign

Nesse site você consegue criar seu logotipo com bastante facilidade, selecionando algumas opções de ícones, fontes, etc.

Dá um pouco mais de trabalho que a opção anterior já que neste você que vai personalizar definindo fonte, cor, tamanho, simbolo, etc.

Tailorbrands

Tailor Brands | Design a Logo & Create Your Brand

Embora ele seja um pouco menos eficiente na criação visual do logotipo, ainda pode entregar bom resultado se for um nome curto.

Mas esse tem um diferencial, além de ter um valor bem mais acessível que os demais, tem recursos complementares como cartão de visita, artes para redes sociais e até gestão de posts em mídias sociais como Facebook e Instagram. Vale a pena dar uma conferida.

Criando um logotipo na prática

Agora que já apresentei o conceito e as ferramentas principais, veja no vídeo abaixo um tutorial onde vou fazer um logotipo para advogado.

Você pode aplicar as mesmas dicas e princípios para criar seu logotipo independente de qual área seja.

Em qual e-mail quer receber o Mapa Mental?

🔒 Fique tranquilo, seu e-mail está seguro. Também detesto spam!

Enviaremos GRATUITAMENTE para o seu e-mail o link do mapa mental deste conteúdo (o mesmo utilizado no vídeo) para facilitar o entendimento e ajudar você executar como checklist.


Te espero lá ;-)

AULA COMPLETA: Passo A Passo Fundamental Usado Para Montar Negócios Digitais 100% Do Zero

Conversar no whats
Precisa de ajuda? Me chame no Whatsapp
Olá...
Como posso ajudar? 🚀