Quer saber como montar um negócio online do ZERO e GANHAR DINHEIRO trabalhando em casa?

Receba Gratuitamente o E-book + Vídeo Aulas Surpresas, No Seu E-mail!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como testar mercado para lançamento de produtos ou serviços

Como testar mercado para lançamento de produtos ou serviços

No mundo dos negócios, o “achismo” não pode existir, se quiser aumentar as possibilidades de sucesso no lançamento de uma empresa, produto ou serviço, a palavra de ordem é TESTAR!

O problema é que nem sempre é fácil montar uma estrutura de teste, e muitos não sabe nem como começar, por isso, neste artigo vou trazer de “mão beijada” para vocês um rápido PASSO A PASSO que poderá ser a salvação para iniciar a validação da sua ideia de negócio.

Mas antes, vamos combinar o seguinte, vou dar um resumo bem básico para você entender de forma geral a metodologia e como ela pode te ajudar, e se você quiser mais detalhes, no final desta página tem os comentários ou um formulário para você preencher os campos com seu e-mail, assim enviarei detalhadamente o passo a passo para você com ferramentas gratuitas e excepcionais.

Pesquisas que não dizem nada

Nas pesquisas de mercado normalmente perguntam para o público-alvo se eles comprariam tal produto ou serviço, porém, essa abordagem é muito falha porque entre falar e colocar a mão no bolso para efetivamente comprar, há um imenso abismo, e você sabe bem disso.

Então, em vez de gastar tempo e dinheiro com pesquisas que não irão refletir a realidade, é melhor investir em um “microteste” que emula a real venda de tal produto até a fase onde o cliente tomou a decisão de compra, ou seja, em vez de perguntar se ele compraria, pedir para ele comprar.

Na prática, consiste em criar um “checkout de venda” do produto que você quer desenvolver, mesmo não tendo ele, então faz a divulgação, direciona para a página de vendas, e no momento que o cliente informaria os dados do pagamento, em vez de pegar os dados do cartão dele, pega os dados de contato, por fim, exibe a mensagem de agradecimento informando que por questões técnicas a venda não pode ser concluída naquele momento, mas você entrará em contato em breve (ou alguma outra mensagem que achar mais apropriada) .

Com isso, você consegue validar o interesse real do seu público no produto que você pretende vender, além de conseguir de quebra, uma lista quente de compradores para quando o produto for lançado.

A grande vantagem em realizar esse teste antes de investir na compra ou desenvolvimento de um produto para depois lança-lo ao mercado, é que você não corre o risco de queimar alto investimento de tempo em dinheiro sem a certeza de que o produto irá decolar nas vendas.

Infraestrutura e Investimento

Parece assustador pensar em desenvolver um “e-commerce” ou “checkout” só para testar a venda, mas adianto para você que é possível fazer isso em poucas horas ou até minutos, investindo pouquíssimo dinheiro, e dependendo do tempo que você tiver, dá até para fazer com custo zero.

Existem hoje inúmeras ferramentas no mercado que possibilitam isso, basta conhece-las e aprender a utilizá-las, por enquanto, vou citar rapidamente aqui algumas que podem ser utilizadas em cada etapa, mas existe ainda várias alternativas, se quiser mais detalhes, deixe seu e-mail ou comentário que envio 😉.

Passo 1 – Micro Página de Vendas

Crie uma página única (Landpage) para apresentar e simular a venda do seu produto, é possível fazer isso sem custo utilizando plataformas gratuitas Google Sites, Google Meu Negócio, WordPress.com, VilleTarget, MailerLite, etc…

Loja Virtual / E-commerce com Nuvemshop

Outra alternativa é criar um e-commerce rápido na Nuvemshop, falo mais sobre isso e mostro o passo a passo neste post e vídeo.

Passo 2 – Anuncie

Utilize anúncios para testar a resposta do consumidor e conduzir ele para a página de venda. Você pode utilizar redes sociais, portais de conteúdo, classificados da região, revista que atenda seu público específico.

Seja específico e segmente bem o seu nicho

Vale lembrar que quanto mais específico melhor será a taxa de conversão, ou seja, utilize canais que tenha uma comunicação específica com o seu público.

Utilize o Google Ads

Uma boa opção é utilizar anúncios do Google Ads em CPC (Custo por clique), durante 5 dias, escolhendo mais de 30 “palavras-chave” para seu anúncio e limitando o custo a até 80 centavos por clique.

Lembre sempre de pesquisar e testar as palavras chaves apropriadas, o Planejador de Palavras Chaves do Google faz isso muito bem e neste video eu mostrei na prática como utilizar ele.

Passo 3 – Avalie

Após realizado os testes (recomendo 5 dias), é o momento de avaliar a viabilidade respondendo as seguintes perguntas:

  • Quantos clientes efetuaram a simulação de compra/cadastro?
  • Qual seria o total de receita dessas vendas?
  • Quanto foi gasto com anúncios para gerar essas vendas?
  • Qual foi o custo de venda por produto?
  • É possível escalar essas vendas?

Enfim, existe ainda mais detalhes que podem ser implementados no teste para otimizar e torná-lo ainda mais preciso, mas começando por esses passos iniciais já conseguirá testar o mercado para um produto ou serviço.

Em breve estarei trazendo aqui alguns exemplos reais e práticos desta técnica, bem como vídeos mostrando com detalhes como fazer cada passo.

Gostou da idéia? Gostaria de fazer? Então saia da zona de conforto e vamos para ação!