fbpx

Uma das grandes dúvidas que os lojistas que vendem pelo Instagram Shopping tem é como o Instagram e o Facebook definem quais produtos serão mostrados para os usuários e a ordem dessa exibição.

Fazendo uma pesquisa mais afundo em várias documentações e postagens do Facebook sobre esse assunto, encontrei um post deles do dia 03/07/2021 que ajuda a entender um pouquinho melhor do que é levado em conta para fazer essa classificação.

Como o conteúdo é em inglês, fiz uma rápida tradução no Google Translator para ajudar a compreensão no nosso idioma tupiniquim.

Mas para simplificar e não precisar ler tudo para entender a essência dessa classificação, vou tentar resumir abaixo o que entendi das explicações deles:

Como toda plataforma, eles querem que o que será exibido para os usuários seja o conteúdo mais relevante e interessante possível para ele, e não necessariamente o que você vendedor quer que seja exibido. Portanto, ter um cadastro de produto bem feito, com ótima descrição e detalhes, respeitando as políticas comerciais e com boas fotos, ajudará a aumentar as chances desse produto ser exibido para mais pessoas.

O Facebook e Instagram prioriza a pesquisa do usuário, aliando sempre a qualidade e as características já mencionadas acima. Então, entender como seu produto pode ser pesquisado, as palavras-chaves relevantes e todo o texto contendo esse conteúdo, pode ajudar a melhorar sua exibição.

Segue abaixo a lista dos principais pontos considerados nessa classificação, e ao clicar sobre ele poderá ir diretamente na tradução direta que fiz do texto do próprio Facebook.

Divulgação de classificação de comércio Podemos exibir aos usuários dos Produtos do Facebook (cada um deles um “Usuário”) listas de produtos ou serviços exibidas por, ou em nome de, vendedores terceiros (cada uma delas uma “Lista de Produtos”). Queremos que as listas de produtos que os usuários veem no Facebook e no Instagram sejam o mais interessantes e úteis possível para eles.

Priorizamos os seguintes sinais para decidir quais listas de produtos mostrar às pessoas que usam nossos recursos de comércio:

Pesquisas de usuários:

Quando um usuário executa uma pesquisa, nosso objetivo é encontrar listas de produtos que sejam diretamente relevantes para os termos, opções e filtros selecionados pelo usuário.

Por exemplo, um usuário pode escolher pesquisar “sapatos” que estão dentro de uma determinada faixa de preço, vendidos em uma determinada condição (por exemplo, novos ou usados) e disponíveis em um determinado local (por exemplo, local).

Engajamento:

Contamos com sinais relacionados à atividade de navegação e compra dos usuários nos produtos do Facebook.

Por exemplo, vamos sugerir listas de produtos em lojas semelhantes às listas de produtos que os usuários visualizaram, pesquisaram ou compraram nas lojas (por exemplo, um usuário que já procurou ou em listas de produtos relacionadas a portadores de bebê também pode encontrar sugestões para brinquedos para bebês nas lojas como resultado de nossas ferramentas de engajamento do usuário).

Dados demográficos do usuário:

Usamos sinais como a idade e localização do usuário para exibir itens que podem ser de seu interesse.

Qualidade da lista:

Medimos a qualidade da lista de produtos avaliando atributos objetivos, como se as imagens são de alta qualidade e se a descrição, o preço e a disponibilidade de informações fornecidas sobre o produto parecem ser precisas e completas.

Qualidade do produto / vendedor:

Queremos mostrar aos usuários listas de produtos que atendam às suas expectativas de qualidade e confiabilidade.

Por exemplo, para vendas de empresa para usuário, consideramos sinais de confiança da empresa, como o desempenho da empresa, se a empresa é bem conhecida, se o produto em si parece ser de alta qualidade e o preço do produto em relação aos concorrentes .

Da mesma forma, podemos considerar as classificações e comentários para determinar a qualidade ou confiabilidade da lista de produtos de um vendedor.

Além disso, para vendas de usuário para usuário, consideramos se o preço incluído em uma lista de produtos é comparável aos preços em listas de produtos de natureza semelhante ou se achamos que um preço pode ser enganoso.

Conteúdo patrocinado:

Alguns vendedores podem optar por pagar para aumentar a visibilidade de suas listas de produtos, transformando-as em um anúncio.

Nesse caso, as listas de produtos serão identificadas como anúncios.

Caso contrário, os vendedores não podem pagar para aumentar a visibilidade de suas listas de produtos.

Nossos algoritmos avaliam os sinais de maneira diferente, dependendo de como um usuário está usando nossos recursos de comércio.

Por exemplo, quando um usuário executa uma pesquisa, a ordem em que os resultados aparecem é fortemente influenciada pela relevância das listas de produtos para a consulta do usuário.

Quando um usuário clica em uma determinada lista de produtos ou categoria de produtos, a ordem das listas de produtos exibidas é influenciada mais pelas preferências do usuário, pois esses sinais tendem a se concentrar mais em ajudar o usuário a descobrir novas listas de produtos que podem ser relevantes ou úteis para aquele Usuário particular.

Ao exibir listas de produtos, também levamos em consideração o dispositivo do usuário (por exemplo, aplicativo, navegador, telefone, tablet, computador, etc.).

Podemos destacar ou sugerir certos vendedores ou listas de produtos aos usuários em relação a sazonalidade, eventos especiais, compromissos especiais, amplo interesse do consumidor ou outros fatores listados acima.


O texto acima foi uma adaptação de tradução simples e livre das orientações publicadas no link https://www.facebook.com/legal/commerce_ranking da alteração tendo como última alteração até essa postagem a data de 30 de julho de 2021

Em qual e-mail quer receber o Mapa Mental?

🔒 Fique tranquilo, seu e-mail está seguro. Também detesto spam!

Enviaremos GRATUITAMENTE para o seu e-mail o link do mapa mental deste conteúdo (o mesmo utilizado no vídeo) para facilitar o entendimento e ajudar você executar como checklist.


Te espero lá ;-)

Conversar no whats
Precisa de ajuda? Me chame no Whatsapp
Olá...
Como posso ajudar? 🚀