fbpx

Hospedagem é o termo utilizado para o servidor, ou seja, um tipo de computador especial disponível 24h e onde ficam os arquivos do site.

Uma boa hospedagem garantirá agilidade e praticidade na hora de publicar seu site, ou seja, de colocá-lo online.

É importante estar atento se a empresa de hospedagem fornece um suporte eficiente e rápido, pois isso será imprescindível quando surgir algum problema técnico.

Também é interessante avaliar a qualidade de desempenho dos servidores, pois se forem lentos comprometerá diretamente o tempo de carregamento das páginas do seu site, o que refletirá em abandono de visitantes e mal posicionamento do site nas buscas.

Sempre que possível, dê preferência a servidores no Brasil, pois o fato de estarem geograficamente mais próximo, reduz aproximadamente 1/3 a taxa de latência, ou seja, de 150ms para 50 ms, que é o tempo que os dados demoram para sair do servidor e chegar até o usuário aqui no Brasil.

Tipos de hospedagem

Existem vários tipos de hospedagem, as principais são:

Hospedagem Compartilhada

Valor aproximado: A partir de 15,00 mensais

A mais utilizada para a maioria de sites menores, nela seu site fica em um servidor compartilhado com outros sites, isso torna o custo mensal mais acessível, porém, quando o site começar a ter muitos acessos (mais de 5 mil por dia), poderá ocorrer sobrecarga, o que levará a empresa sugerir um servidor exclusivo para o seu site.

Cloud

Valor aproximado: A partir de R$ 30,00 mensais.

É um tipo de servidor exclusivo, mas ele é virtual, ou seja, é como se fosse vários supercomputadores interligados que formam um grande nuvem e podem se dividir em pequenos computadores virtuais com processadores e memórias personalizados e dimensionados para o seu projeto.

A grande vantagem dessa solução é o fato de ele poder se ajustar à sua demanda e ter todo o seu processamento voltado exclusivamente à seu site.

É importante considerar, no entanto, que o custo é significativamente maior, portanto, aplicável para projetos maiores ou quando já tem milhares de visitas diárias.

Além disso, configurar um servidor cloud pode exigir um pouco mais de trabalho e conhecimento técnico, pois dificilmente encontrará uma interface pronta como no caso da hospedagem compartilhada, pois a maioria dos casos são entregues os servidores limpos ou apenas com o sistema operacional instalado, cabendo à você configurar o ambiente para funcionar corretamente como um servidor web.

Revenda de hospedagem

Um recurso muito útil para quem pretende desenvolver site para outros, é o plano de revenda de hospedagem, assim, você consegue facilmente abrir subcontas de hospedagem para seus clientes, podendo gerenciar essas contas mais facilmente e de forma centralizada, podendo inclusive gerar uma receita recorrente do fornecimento desse serviço de hospedagem.

Se você também é produtor de conteúdo em vários nichos, essa pode ser uma boa opção, pois fica mais prático gerenciar múltiplos sites como projetos independentes, tendo cada domínio seus próprios e-mails.

O que analisar quando for escolher a hospedagem de site?

Muitas empresas de hospedagem tentam ganhar clientes oferecendo o tal do “espaço ilimitado”, porém, além de isso na prática não acontecer, na maioria das vezes não é de muito espaço que você precisa para hospedar um site.

Espaço em disco

Quanto ao espaço em disco de uma hospedagem, o importante a analisar é se ele suficiente para comportar o seu projeto, que na maioria das vezes não passa de 500MB, para os primeiros anos de um blog ou site institucional.

Caso seu site ou blog tenha muitos vídeos, o mais recomendado é utilizar um canal do Youtube ou Vimeo para publicar os vídeos e incorporar esses vídeos no site, assim você se beneficia duplamente, pois não gasta com hospedagem de vídeo e aproveita o poder social de divulgação dessas plataformas de vídeo.

Memória RAM e Processamento

Esse é um aspecto muito importante a considerar, pois terá forte impacto na velocidade de carregamento do seu site.

Nos casos de hospedagem compartilhada essa informação nem sempre estará disponível, mas é bom tentar entrar em contato com suporte de atendimento e tentar obter essas informações e compará-las com as avaliações do Reclame Aqui.

Tipo de Mídia de Amazenamento: HD ou SSD

Prefira servidores que utilizem SSD para armazenamento dos arquivos, pelo menos para banco de dados, pois garantirá desempenho muito melhor para o seu site, já que o SSD pode ser até 10x mais rápido que o HD.

Painel de Gerenciamento e Automação de pacotes

Esse é um aspecto que poucos dão atenção e cuidado, mas é muito importante para agilizar o processo de implantação, atualização e/ou migração do seu site ou blog.

Tem muitas empresas de hospedagem que economizam na hora de disponibilizar um painel de hospedagem, resultando em ferramentas desatualizadas ou precárias, tornando muito difícil a realização de tarefas rotineiras como instalação do wordpress, configuração de e-mails, configuração de certificados SSL, subdomínios, redirecionamentos, extensões e versões PHP, etc…

A grande maioria utiliza cpanel, que é um bom painel se estiver na versão mais atualizada e configurado corretamente, outras tem painel próprio, que pode ser bom ou ruim.

Se for cpanel, veja se é uma versão recente, se for painel próprio, descubra como ele funciona e o que é possível fazer nele.

Suporte e Reputação da Empresa

SEMPRE pesquise antes a reputação da empresa na internet, um bom local para fazer essa pesquisa é o Reclame Aqui e fóruns da internet sobre o assunto.

É terrível quando você tem um problema com o seu servidor de hospedagem e precisa esperar horas ou até dias para que seja resolvido, isso quando é resolvido.

Além disso, tem muitas empresas que prometem fundos e mundos, mas depois que você tem um baita trabalho para deixar seu site ou blog pronto, percebe que a qualidade da hospedagem deixa muito a desejar.

De preferência para empresas que disponibilizam atendimento telefônico para suporte, mas certifique-se que o atendimento telefônico realmente funciona e não é somente para vendas e enganação.

Empresas de Hospedagem que Recomendo

Abaixo apresento um resumo de algumas das dezenas de empresas de hospedagem que já utilizei, essas eu recomendo dependendo da necessidade e do projeto.

Hostgator

A Hostgator tem uma boa estabilidade, porém se o site ficar um pouco mais pesado e com muito acesso, será mais interessante migrar para outra opção.

O suporte não tem uma agilidade robusta e instantânea como na Kinghost, mas o custo x Benefício final pode ser bem interessante.


Kinghost

Tem um bom suporte e estabilidade, preço razoável, servidores no Brasil e painel exclusivo super prático para trabalhar, além de recursos facilitados de integração com serviços como GSuite, Lets Encrypt, Correios, WordPress e outros.


Mini VPS

É uma opção super econômica para quem precisa de servidores VPS e Cloud com baixo custo. Você consegue até servidores com Windows Server por menos de R$ 30,00 por mês.


Saveincloud

Utilizo o servidor cloud deles no formato Jelastic para alguns sistemas que desenvolvi na Planweb. Eles tem um suporte bem pessoal e um custo x benefício razoável para projetos desse tipo.


GoDaddy

Preço competitivo, suporte razoável, conhecida mundialmente, vários recursos de integração, porém o painel as vezes é um pouco confuso e limitado para algumas funcionalidades.


Google Cloud

Tem uma robusta plataforma, muito útil para projetos mais complexos e que demandam alto desempenho. A implantação demanda mais conhecimento técnico e uma maior curva de aprendizado.

Hospedagem de Site Grátis

Como o objetivo desse post é prepará-lo para desenvolvimento de sites e blogs profissionais, não vou me ater aqui em abordar com detalhes essa opção já que ela pode servir para testes e projetos mais amadores e simples.

Para desenvolver um trabalho de qualidade para você ou seus clientes, será indispensável alguns investimentos, só assim poderá cobrar um valor justo que possibilite significativos ganhos.

Qual hospedagem de site escolher?

Se o seu objetivo é desenvolver site para outras pessoas ou empresas, minha sugestão é que já comece com um plano de revenda da Kinghost, assim já terá uma estrutura pronta para desenvolver múltiplos sites sem precisar contratar nova hospedagem para cada projeto.

Caso sua intenção seja desenvolver site apenas para você, um plano inicial de hospedagem compartilhada da Hostgator ou da Kinghost lhe atenderá bem nesse primeiro momento.

No site da Kinghost é só seguir o formulário deles com passo a passo que você conseguirá deixar sua conta preparada e pronta para fazer a instalação automatizada do WordPress ou outro CMS.

Gostou das dicas? Já utiliza alguma hospedagem de site? Compartilhe comigo nos comentários sua experiência.

Em qual e-mail quer receber o Mapa Mental?

🔒 Fique tranquilo, seu e-mail está seguro. Também detesto spam!

Enviaremos GRATUITAMENTE para o seu e-mail o link do mapa mental deste conteúdo (o mesmo utilizado no vídeo) para facilitar o entendimento e ajudar você executar como checklist.


Te espero lá ;-)

AULA COMPLETA: Passo A Passo Fundamental Usado Para Montar Negócios Digitais 100% Do Zero

Conversar no whats
Precisa de ajuda? Me chame no Whatsapp
Olá...
Como posso ajudar? 🚀