fbpx

O Instagram se tornou nos últimos anos uma das redes sociais queridinhas da galera, principalmente depois que o Facebook se popularizou muito e começaram a surgir muitas publicidades e regras anti-publicidade.

Mas neste post vou compartilhar com você algumas dicas e estratégias simples de aplicar que vai fazer seu perfil do Instagram bombar de seguidores.

Mas não basta ter seguidores, é preciso gerar resultado, por isso, vou dar exemplos de copy de vendas e outras técnicas para ajudar seu Instagram se tornar uma máquina de vendas.

É importante entender que o foco deste post será para perfil profissional, ou seja, um instagram para promover sua empresa, produto, afiliado.

Para ser mais específico, os exemplos aqui neste post serão com um produto afiliado na área de emagrecimento.

No entanto, as dicas podem ser válidas caso você queira fazer um instagram para se promover, muito comum em caso de profissionais liberais, coach e consultor.

Procure ser bem segmentado para o seu público, ou seja, crie uma conta específica para um negócio ou produto, principalmente se for para afiliados, assim conseguirá ter um público mais qualificado.

Instalando o Instagram

Não vou me alongar nesse detalhe porque não tem segredos aqui, é bem simples, para instalar o Instagram basta buscá-lo na sua Play Store ou Appe Store e clicar em instalar.

A partir daí, quando abrir o app vai realizar um cadastro básico e então já estará com seu Instagram pronto para as etapas e dicas seguintes.

Bio para Instagram

Saber o que colocar na biografia do Instagram é fundamental para aumentar a chance de ser encontrado pelo seu público e convencê-lo a te seguir.

Existe várias formas de fazer uma boa biografia para o Instagram, mas uma que funciona muito bem para a maioria dos casos e é fácil de fazer é a seguinte:

OBJETIVO + QUALIFICAÇÃO + CTA

Segue a explicação do que são esses três elementos e no final alguns exemplos que você pode copiar e adaptar para o seu perfil.

Objetivo

É praticamente as primeiras palavras que o visitante do seu perfil vai ler, então é nelas que você precisa convencê-lo em uma frase curta, que será relevante para ele de alguma forma, que entregará algo que ele procura.

Qualificação

É demonstrar porque o visitante deve acreditar que o objetivo será alcançado. Pode utilizar para isso algum marco conquistado, prova social, qualificação técnica, experiência, e por aí vai.

CTA – Call To Action (Chamada para ação)

Esse é o último elemento, porém, um dos mais importantes, é onde você vai convidar o visitante para visitar um site preparado para conversão, ou link para conversar pelo whatsapp, ou ainda convidar para ligar para um telefone (Menos recomendado).

É importante ressaltar que o link (Site, whatsapp, download, etc…) não pode ser colocado no seu texto da biografia, precisa colocar no campo específico de URL que é disponibilizado quando você cria um perfil profissional do Instagram.

No entanto, a última frase da sua bio deve ser o texto da CTA (Chamada para ação) porque o Instagram colocará logo abaixo desse texto da bio o link que você colocou no campo de Site.

Veja alguns modelos e exemplos:

💪 Emagrecer Rápido e saudável
➕ 1000 pessoas ajudadas
🍏 Dieta e orientações no whatsapp
🔻PARTICIPE AQUI👇
linktr.ee/emagrecercomsupersaude

📈 Orientação jurídica para empresas
⚖ Advogado e Professor de Doutorado na UFPR
👇 Conheça nossas soluções
bit.ly/solucoes-juridicas-xyz

Link na bio quando não tem site

O fato de talvez não ter ainda um site oficial não quer dizer que não possa ter uma URL boa para fazer uma chamada para ação.

Aliás, em muitos casos, algumas das idéias que vou te passar abaixo podem ser até melhores para converter clientes do que muitos sites de empresas por aí.

Link para Whatsapp

Uma boa alternativa é criar um link para seu contato do whatsapp, encurtar ele com o bit.ly ou outro encurtador e chamar seus clientes para conversar no whatsapp.

Você pode gerar um link para whatsapp conforme o modelo abaixo, substituindo o texto grifado conforme o seu número e mensagem, ou para facilitar é só acessar esse site e preencher o formulário que ele vai gerar o link para você.

 https://api.whatsapp.com/send?phone=5511999998888&text=oi  

Agrupador de links ( linktr.ee e iLink)

Esse é um dos métodos mais utilizados porque se torna um de “submenu” para o link principal que vai na bio, podendo incluir vários links complementares.

Você pode fazer isso gratuitamente utilizando o https://linktr.ee/ e o https://il.ink/, ambos muito bons e fáceis de utilizar.

PDF na nuvem

Uma outra alternativa que já ví funcionar muito bem é criar um PDF bem apresentável, como se fosse um folder com os links complementares e tudo o que você precisa para converter a venda.

Você consegue fazer isso diretamente no Power Point e exportar em PDF. Depois é só colocar publicamente na internet com Google Drive, One Drive, ou qualquer outro serviço.

Neste vídeo eu ensino a fazer ebook pelo Power Point, a técnica é a mesma para fazer qualquer coisa, inclusive o PDF que acabei de citar.

Os primeiros Posts / Repost

É importante já de início criar pelo menos 8 posts antes de começar a seguir as pessoas, porque daí seu perfil já estará com algum conteúdo e interessante para os primeiros visitantes que te encontrarem.

Faça as 8 publicações com um espaço de tempo, se fizer de uma única vez, tomará bloqueio, mas calma! Não precisa criar as publicações, basicamente você irá fazer REPOSTs.

Você precisa apenas achar postagens que são bem engajadas para seus reposts, basicamente observe os posts de grandes perfis no nicho, que tiverem bastante curtidas e comentários em curto espaço de tempo. 

Quando você faz uma publicação no Instagram, aparece apenas para 10% dos seus seguidores, se sua postagem em 1 hora tiver bastante engajamento o Instagram entregará para os 90% restantes. 

Existem várias opções de apps para repost, ao encontrar o post ideal para fazer o repost, copie o link dele apertando os ícone de 3 pontinhos e cole esse link no app de repost, daí pelo app você vai postar no seu instagram mudando o texto e tags conforme a sua necessidade.

OBS: Isso não é plágio ou cópia indevida, é um método válido e comum onde você compartilha o conteúdo que outro já postou mantendo os créditos para a origem.

Link do App de Repost

Melhores horários para postar no Instagram

Entender o horário certo para fazer seus posts ajuda e muito a manter seu perfil visto e engajado, para isso fiz vários testes e definitivamente os melhores horários para fazer posts são:

De segunda a sexta às 7h, 12h, 18h e 21h

Finais de Semana, entre 12h – 15h e 21h.

No início caso queira fazer mais do que 3 posts por dia, experimente alternando com esses horários que com certeza terá um engajamento muito bom.

Postagem de vendas

Espere seu Instagram chegar entre 500 a 1000 seguidores para você fazer a primeira postagem de venda.

Faça um post de venda a cada 10 ou 15 posts de conteúdo, mantendo um intervalo mínimo de 2 dias, procurando fazer sempre nos horários de pico conforme mostrei acima. 

Capriche nas imagens, optando sempre por aquelas que chamam a atenção ou aguçam a curiosidade.

Depois do lead comentar e você chamar no direct é ideal que tenha um bloco de respostas pré-selecionadas da sua copy e faça sempre modificações quando for necessário, ou seja, o texto da conversa precisa ser planejado e previamente estudado, mas não pode parecer que está conversando com um robô.

Faça as postagens de venda com frases e textos com chamadas para ação, com SIM ou EU QUERO nos comentários ou acessar o link no seu perfil. 

As chamadas para comentar SIM ou EU QUERO nos comentários trazem ótimo resultado de conversão, mas exigem trabalho, pois precisará estar atento e assim que surgir um comentário desse, já deve chamar a pessoa no direct para iniciar a abordagem e responder o comentário marcando ela e informando que chamou no direct.

Não dá para colocar links externos nas descrições / posts do instagram, então a estratégia para CTA que chama o usuário para o link externo é convidá-lo a acessar o link da bio e incluir o nome de usuario do seu perfil com o arroba “@” antes, por exemplo: @jacksonjsj assim o instagram transforma esse username em link direto para a sua bio onde estará com o seu link externo.

Exemplo de post de venda com CTA (Chamada para ação)

🍍Emagreça 5 à 10Kgs de forma simples, fácil e pratica com a Dieta de 17 Dias.
.
💥Perca Até 10Kgs em 17 dias
💥Eliminar vícios alimentares
💥Aumentar Foco e Energia
💥Viver uma vida moderada e saudável
💥Resultados para a vida toda.
.
💪Para saber mais comente “Eu quero” ou nos envie uma mensagem no direct dizendo “Eu quero” 💌
.
✔Emagrecimento rápido e saudável
😉 Faça parte você também!
🍍ACESSE O LINK AZUL EM NOSSO PERFIL @SeuPerfil Para se INSCREVER❤

Hashtags

As tags são ótimas para ajudar a se posicionar melhor e trazer visitantes.

Você pode escolher umas 2 ou 3 bem interessantes para o seu nicho e incluir na sua Bio.

Quando for utilizá-la nos posts, é importante que separe em blocos e não repita as mesmas muitas vezes, você pode utilizar até umas 20 iguais e outras 5 ir sempre mudando de acordo com o conteúdo que está postando.

Uma dica muito útil é colocar poucas hashtags no post mesmo e depois incluir um comentário com as demais hashtags escolhidas, assim você deixa seu post com um posicionamento melhor por já ter um comentário e não polui muito o texto principal do post.

Utilize os Stories

Você deve estar nutrindo seus stories sempre com dicas, motivação e situações relevantes do dia a dia.

Para atrair tráfego pelo stories além dos seus seguidores você pode utilizar hashtags no próprio storie e diminuir o tamanho de forma que não polua a imagem do storie e também marcando localização seja de uma cidade, estabelecimento ou complexo.

Para vendas antes dos 10k seguidores você pode postar resultados, como por exemplo um antes e depois ou um depoimento com frases para chamada para ação em resposta no direct. 

Também vale a estratégia de informar link da bio e colocar o stick de username com o seu nome de usuário, assim ele ficará clicável com acesso direto para sua bio.

Mas, cuidado, pois as pessoas só irão ver por poucos segundos, então seja objetivo na chamada.

Quando tiver mais de 10k seguidores você poderá utilizar a ferramenta de colocar link e isso é muito poderoso, principalmente, se você instigar a curiosidade da pessoa para clicar/arrastar para cima e sim isso resulta em vendas todos os dias no automático.

Conseguir mais seguidores

Curso Fórmula Negócio Online

Quer aprender mais?

Aprenda todos os segredos de marketing digital com Instagram, Youtube, Facebook e Blog no curso Fórmula Negócio Online.

É o mais completo que existe e te ajudará a montar tudo funcionar do zero e ter resultados.

Como conseguir de 100 a 500 seguidores/dia

Eu testei duas estratégias, nas duas tive resultados satisfatórios, mas, somente uma me trouxe um engajamento que nunca vi antes.

Estratégia 1 – Seguindo outros pela hashtag

A primeira forma de conseguir seguidores será você seguindo pessoas do nicho que você segue, seja indo em páginas grandes do nicho ou através dos recentes nas hashtags e com isso você poderá está seguindo 45 pessoas por hora (pelo aplicativo), pelo navegador em aba anônima você consegue seguir até 40 a cada 10 minutos.

Estratégia 2 – 5x3x1

Mais a estratégia que me trouxe maiores resultados foi à chamada 5x3x1
Já vi páginas de diversos segmentos crescerem exponencialmente com essa estratégia.

Ao encontrar uma pessoa do seu público-alvo você vai fazer o seguinte:

  • Curtir 5 fotos dela
  • Comentar 3 fotos (Comentários REAIS não faça SPAM)
  • Seguir ela caso seja um seguidor em potencial.

Isso vai gerar tamanha reciprocidade na pessoa que no mínimo ela vai lhe seguir.

Remova os fantasmas – unfollow

Pelo menos uma vez por mês, faça uma limpa no seu Instagram, ou seja, deixa de seguir aqueles usuários que não são relevantes para você e principalmente os que não te seguem.

Isso é importante porque com o tempo o contador de pessoas que você está seguindo pode ficar muito grande, e quando ele é muito maior do que a quantidade de seguidores que você tem, espanta alguns usuários que olham esses indicadores para saber se é uma conta real ou fake.

Infelizmente o Instagram não tem uma forma nativa de avaliar quem você está seguindo que não te segue, mas o app Folowers Assistent ajuda muito bem nisso, e nesse vídeo o tutorialtec explica muito bem como utilizar ele.

Obs: Evite fazer unfollow em massa porque o Instagram poderá bloquear a sua conta.

Considerações Finais

Espero que tenha gostado das dicas aqui e que elas ajudem você a melhorar seu instagram e conseguir ótimos resultados.

Se quiser se aprofundar ainda mais em técnicas para marketing digital com Instagram, Youtube, Facebook e Blog, o curso Fórmula Negócio Online é perfeito e te ajudará a montar e fazer tudo funcionar do zero.

Curso Fórmula Negócio Online

Aprenda com quem realmente sabe

O treinamento Fórmula Negócio Online é o mais completo que existe e vai te ensinar passo a passo como ganhar dinheiro com a internet trabalhando como afiliado ou criando seu próprio produto digital.

Em qual e-mail quer receber o Mapa Mental?

🔒 Fique tranquilo, seu e-mail está seguro. Também detesto spam!

Enviaremos GRATUITAMENTE para o seu e-mail o link do mapa mental deste conteúdo (o mesmo utilizado no vídeo) para facilitar o entendimento e ajudar você executar como checklist.


Te espero lá ;-)

Conversar no whats
Precisa de ajuda? Me chame no Whatsapp
Olá...
Como posso ajudar? 🚀