Quer saber como montar um negócio online do ZERO e GANHAR DINHEIRO trabalhando em casa?

Receba Gratuitamente o E-book + Vídeo Aulas Surpresas, No Seu E-mail!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Registro de domínio – Guia Passo a passo

Registro de domínio – Guia Passo a passo

O que é um domínio de internet e para que serve?

Domínio nada mais é que o endereço por onde um site é acessado. 

A internet é uma grande rede e cada local onde o site é colocado, que chamamos de servidor, tem um número, chamado IP, que o identifica nessa multidão de computadores.

O domínio é um nome único que será acessado e pelo navegador e então direcionará internamente o usuário para o IP correto apresentando o conteúdo do seu site, blog ou sistema que está no servidor. Afinal é mais fácil memorizar por exemplo o domínio jacksonjorge.com do que o IP 177.168.101.1

Escolha logo um domínio para registrar e não perca tempo

Milhares de domínios são registrados todos os dias no mundo, então, no momento em que definir o nome que utilizará para sua empresa, produto ou projeto, é importante já verificar se há domínio disponível para registro com esse nome.

Tipos de domínios

Existem basicamente os domínios nacionais que são registrados no Registro.br, o portal do órgão responsável pela regulamentação desses registros, o os domínios internacionais, que para simplificar, são os que não levam .br no final, por exemplo, .com, .net, .vc, .design, .blog, etc…

Qual tipo de domínio utilizar?

Se seu público for quase na totalidade brasileiro, a melhor opção é um domínio nacional, preferencialmente .com.br, porque já é o costume geral nosso digitar o “.com.br” no final do nome do domínio.

Mas você também pode tranquilamente optar por domínios internacionais quando o domínio desejado não estiver disponível no registro.br ou ainda quando fizer mais sentido para o seu projeto uma TDL (Extensão que vai no final do nome do domínio, por exemplo, .com, .net, etc...) diferente como é o caso das .design, .blog, .io, .company, etc, ou simplesmente quando precisar de um domínio mais curto.

O que fazer quando o domínio que quero não está disponível?

Nem sempre é fácil encontrar disponível para registro o nome de domínio que você quer, isso porque milhares de domínios são registrados todos os dias no mundo inteiro.

Escolhendo nome de domínio

Embora escolher um nome de domínio pareça simples, nem sempre é na prática, pois quanto mais comum e óbvio for o nome, mais difícil será encontrar disponibilidade de registro, por isso, segue algumas formas de você encontrar alternativas quando se deparar com essa situação.

Cuidados ao registrar um domínio

  • Evite associação de palavras com encontro de vogais repetidas, pois sempre causa confusão na hora de falar o domínio para outra pessoa, por exemplo: lunaadvogados.com.br;
  • Evite domínios com extenções muito estranhas, como por exemplo .cc, .cu;
  • Sempre registre domínios nacionais diretamente no registro.br e na sua própria conta com os seus dados e documentos;
  • Sempre registre domínios internacionais somente em empresas de confiança, aqui uma que recomendo;
  • Utilize meios de contato atualizados e seguros;
  • Muito cuidado ao comprar um domínio de outra pessoa ou registrar um domínio que já foi utilizado anteriormente, pois pode ter sido utilizado de forma errada, estar em blacklists ou ter um péssimo ranqueamento nas buscas;

Como registrar o domínio na prática – Passo a Passo

Passado as devidas orientações, é hora de mostrar o passo a passo como fazer.

Embora não tenha muito segredo e resume tudo apenas em preenchimento de formulário, resolvi gravar um vídeo tutorial mostrando exatamente os campos e como proceder em cada etapa.

Já o registro de domínio internacional é um pouco diferente, pois será em empresas de registro de domínios internacionais, nas quais vou listar algumas para você escolher, mas no vídeo abaixo vou mostrar como fazer no superdominios.org que eu uso e indico.

Alguns registradores de domínios internacionais