fbpx

LIVE Tira Dúvidas e Análise de Lojas – Toda Terça e Quarta – 15h – Ao Vivo

WhatsApp Comercial – Como vender mais pelo Whatsapp Business

Neste post vou trazer para vocês não só como instalar e utilizar o Whatsapp Business, mas algumas dicas importantes de como transformar essa ferramenta em uma máquina de vendas.

O Whatsapp é de longe o mensageiro preferido dos brasileiros e se tornou uma das principais ferramentas comerciais dos últimos tempos.

Esse sucesso do app nos negócios fez Mark Zuckerberg lançar no início de 2018 a versão Business que agregou alguns recursos complementares para agilizar a comunicação com os clientes.

Embora o Whatsapp Business já esteja há mais de 2 anos disponível, muitos comerciantes e empreendedores ainda não utilizam a versão profissional do Whatsapp, e acabam deixando de utilizar algumas ótimas ferramentas para os atendimentos aos clientes.

Por isso, neste post vou trazer para vocês não só como instalar e utilizar o Whatsapp Business, mas algumas dicas importantes de como transformar essa ferramenta em uma máquina de vendas.

Como instalar o Whatsapp Business

O procedimento de instalação e configuração é muito parecido com o Whatsapp normal, mas com algumas diferenças que começam pelo ícone.

Para instalar basta acessar o link do app na Play Store ou na Apple Store e clicar em instalar.

Feito isso, o processo de validação do seu número ocorre através do envio de SMS onde o próprio app irá identificar a mensagem recebida e validar a instalação.

Perfil Profissional

No whatsapp Business você tem a opção de preencher as informações comerciais da sua empresa, incluindo nome, fone, site, horário comercial.

O Whatsapp irá validar essas informações e exibir um selo de empresa verificada, quando for o caso, passando assim mais credibilidade e segurança para seus contatos e clientes.

Além disso, quando você estiver conversando com alguma pessoa que ainda não salvou seu contato, aparecerá para ela que seu telefone é comercial e a opção para ela salvar seu contato já preenchido com as informações que você definiu em seu perfil Profissional.

Respostas automáticas

Outro recurso muito bacana no whatsapp Business é a opção de criar respostas automáticas, que pode ser muito útil para agilizar pré-atendimento de alguns segmentos.

Um exemplo bem comum é para pedidos de alimentos (delivery), onde ao cliente iniciar a conversa pode ser dado as boas vindas e apresentado um cardápio com opções numéricas para facilitar e agilizar os pedidos.

Também é muito utilizado para informar o cliente sobre horário e outras opções de atendimento quando ele inicia uma conversa fora do horário comercial.

Catálogo de Produtos

Outra grande inovação que o Whatsapp Business trouxe recentemente foi o catálogo de produtos, que possibilita você fazer previamente o cadastro os produtos e serviços que sua empresa oferece e ter essa informação disponível à um clique para enviar ao cliente quando precisar.

Ao cadastrar um produto é possível incluir fotos, informações complementares e até um link da compra que se transforma em um botão de comprar.

Uma grande sacada caso você não tenha ainda um ecommerce ou loja virtual, é cadastrar seu produto gratuitamente no Mercado Pago, e neste campo do link do produto no Whatsapp Business incluir o link gerado pelo Mercado Pago para o pagamento do produto, assim você consegue transformar seu whatsapp Business em uma loja virtual.

Neste vídeo abaixo eu ensino passo a passo como fazer isso.

Etiquetar Conversas

Para quem tem atividade comercial intensa no whatsapp, essa função facilita muito.

Com ela você consegue criar etiquetas com nomes e cores para organizar suas conversas.

É ótimo para organizar seus leads por fases do funil de vendas, por produto, região, ou qualquer outra coisa que fizer sentido para você e seu negócio.
Você pode atribuir quantas etiquetas quiser por conversa e depois filtrar as conversas por etiquetas.

Dois Whatsapp no mesmo telefone

Se você tem um celular com dois chip (números), poderá ter dois Whatsapp tranquilamente no seu celular, um Whatsapp padrão e o outro Whatsapp Business. 

Assim poderá utilizar um número só para assuntos pessoais e designar o outro número só para fins profissionais no Whatsapp Business, mantendo tudo mais organizado e profissional no seu telefone celular.

Transforme seu whatsapp Business em uma máquina de vendas com o Facebook Ads

Imagine você recebendo dezenas ou centenas de clientes diariamente no seu whatsapp Business altamente interessados em seus produtos ou serviços. Seria bom né? Então aqui vai um segredinho do pulo do gato.

Você pode criar um anúncio para tráfego no Facebook Ads e em vez de colocar algum link de site, você coloca um link para a pessoa iniciar uma conversa diretamente com você no whatsapp.

E o mais legal  que se você utilizar as dicas de respostas automáticas que ensinei acima, você ainda consegue automatizar suas primeiras abordagens criando uma verdadeira máquina de vendas.

Para criar o link com o seu whatsapp, acesse esse o site https://www.convertte.com.br/gerador-link-whatsapp e informe seu número e a mensagem inicial que o cliente enviará. Pronto, o site te entregará um link bem grande, que você poderá encurtar e personalizar no site bit.ly para utilizar nos seus anúncios.

Ainda tem muita coisa bacana que você pode aprender neste super curso de Whatsapp Para Negócios.
Se você utiliza o whatsapp para o trabalho, esse curso é indispensável para ensinar você a escalar seus resultados.

Dicas para atender melhor e vender mais no Whatsapp

Agora vamos partir para as preciosas dicas sobre como conversar, modelos de abordagem e outras informações valiosas que lhe ajudarão a melhorar sua comunicação pelo whatsapp com seus clientes.

Mais formal ou informal, qual linguagem utilizar?

Na maioria dos casos, uma fala mais coloquial, ou seja, menos formal e conversando de um para um, traz mais aproximação e gera melhores resultados na conversa.

Pode existir raras situações em que uma linguagem mais culta e formal venha ser necessária, como segmentos de alto escalão do B2B, assessorias jurídicas e outros, mas ao analisar seu público-alvo com um mínimo de cuidado, não será difícil identificar como ele prefere conversar.

Exemplos de abordagem no whatsapp

Para facilitar, vou deixar a seguir algumas sugestões de mensagens mais apropriadas para as principais fases de um negócio digital que utilize o Whatsapp como canal de vendas. 

Obviamente não há como prever todas as possibilidades, por isso, simulei as situações mais comuns e cotidianas. Faça bom proveito delas e lembre-se

Adapte, transforme, modifique-as de acordo com a sua própria forma de abordagem e conforme a linguagem mais usual do seu mercado, ou natural para o seu cliente. 

Seja pessoal. Dirija-se a um interlocutor

As pessoas não gostam do sentimento de receber mensagens padronizadas. Detestam mensagens enviadas em massa. Procure sempre falar no singular e, se possível, individualizando a conversa. “Essa informação é exclusiva para você” é preferível a: “Essa informação é para os nossos clientes”. 

Iniciando o relacionamento

Para que a pessoa acesse a sua lista de transmissão, ela precisa ter seu número salvo em sua agenda. 

Recomendo que você sempre envie sua mensagem de boas-vindas e o pedido para que a pessoa salve o seu contato, uma a uma. E só depois acrescente-a à sua Lista de Transmissão.

1 – Captando nomes para sua lista de transmissão

Pense que você está fazendo um convite. Seja simpático e mostre que isso vai abrir boas oportunidades para o seu futuro cliente, em assuntos de seu interesse.

Oi, sou o [SEU NOME] da empresa [ NOME DA SUA EMPRESA], Tudo bom? Este contato é para convidar você a fazer parte da minha Lista de Transmissão VIP aqui no WhatsApp.

Não é nada invasivo, nem vou ser chato. 

Muita gente está adorando isso: regularmente envio novidades sobre [ASSUNTO/TEMA] e também condições especiais [ OU OUTRO ASSUNTO] de aquisição para quem está na minha lista VIP. 

Se você me autorizar incluo você para envio dessas mensagens. 

Basta RESPONDER AQUI com seu Nome e Sobrenome. Simples assim. 

Só ATENÇÃO com um detalhe: não esqueça de salvar o número do meu telefone nos seus contatos. Senão não tenho como garantir que conseguirá receber as mensagens. 

Bom, era isso! Agradeço sua atenção e até breve!  

2 – Dando as boas vindas à sua lista

Que legal, que você aceitou o meu convite para receber meus conteúdos exclusivos. 

Pode me chamar aqui sempre que quiser e tão rápido quanto possível, irei responder suas dúvidas ou solicitações. 

E também lhe avisar sobre nossas promoções exclusivas! 

[ PARA NEGÓCIOS COM HORÁRIO DE OPERAÇÃO
Para o seu conhecimento, nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18hPrometo não abusar deste canal com mensagens irrelevantes. 

Só para garantir que receberá todo o conteúdo VIP, não esqueça de salvar meu telefone nos seus contatos caso ainda não tenha feito, ok? 

Seja muito bem-vindo à minha lista VIP!

3 – Reforço positivo após o envio de conteúdos solicitados

Sugestão de mensagem a ser enviada – no dia seguinte – a uma resposta a cliente que tenha perguntado sobre algum produto ou serviço.

Como vai, [NOME DO CLIENTE]? É o [ SEU NOME]. Tudo ok? 

Ainda ficou alguma dúvida sobre [NOME DO PRODUTO/SERVIÇO]? 

Se precisar de mais alguma informação fique a vontade pra pedir. 

Posso selecionar e enviar mais [ALGUMAS FOTOS/VÍDEOS/LINKS/DADOS] para você se achar necessário. 

Fico a sua inteira disposição para qualquer ajuda que precisar, ok? Abraço! 

Percebam que não há truques mágicos,  apenas a base de um bom atendimento sendo levado para o digital com Whatsapp.

Esse formato já foi testado em vários nichos de pequenas e médias empresas tanto para comércio quanto serviços.

Mas precisa entender que aqui está o fundamento básico da conversa comercial, é importante perceber as particularidades do seu negócio e agregar esses detalhes a conversa para deixá-la o mais original possível.

Veja Também...

Em qual e-mail quer receber o Mapa Mental?

🔒 Fique tranquilo, seu e-mail está seguro. Também detesto spam!

Enviaremos GRATUITAMENTE para o seu e-mail o link do mapa mental deste conteúdo (o mesmo utilizado no vídeo) para facilitar o entendimento e ajudar você executar como checklist.


Te espero lá ;-)

Conversar no whats
Precisa de ajuda? Me chame no Whatsapp
Olá...
Como posso ajudar? 🚀