fbpx

Se você está pensando em escolher a Nuvemshop para essas situações que vou falar a seguir, sugiro que você assista esse vídeo a seguir ou leia esse post até o final e analise melhor antes de tomar sua decisão.

Quem me acompanha aqui no canal já sabe que sou fã e especialista credenciado Nuvemshop, então talvez pareça estranho eu não recomendar a Nuvemshop, porém, meu objetivo aqui no blog ou no canal é compartilhar com você sem reservas e com toda sinceridade a realidade sobre o que aprendi e vivencio na prática sobre empreendedorismo digital, principalmente com e-commerce e marketing digital.

Nuvemshop vale a Pena? Por que?

Eu escolhi trabalhar com a Nuvemshop há anos porque embora não seja perfeita, foi a que consegui ter melhor custo x benefício para a maioria dos casos, principalmente para quem está começando com um orçamento mais limitado, porém, ela não será a solução de todos os tipos de lojas e projetos.

É algumas dessas situações que vou explicar agora…

Mas antes, que só lembrar que se precisar da minha consultoria ou quiser que eu e minha equipe monte a loja profissional para você, basta contratar diretamente na loja virtual da Planweb.

Situação 1 – Checkout muito peculiar ou customizado

Um exemplo é o caso de gráficas digitais que precisam ter no processo de checkout a coleta de arquivos, validação de artes e muitas variações. Não tem esses recursos nativamente na Nuvemshop e para implementar vai precisar um bom investimento em programação.

Outro exemplo é venda de serviços de manutenção técnica, onde precisa ter um formulário para coletar várias informações do aparelho do cliente, integrar com agendamento e outras coisas.

Ou seja, todo projeto que necessite um fluxo de checkout diferente do convencional, vai dar um bom trabalho de implementar na Nuvemshop.

Nesses casos, se você tem uma verba maior para investir no projeto, acima de 20 mil reais, daí talvez seja mais viável procurar plataformas como VTtex ou outras enterprise.

Se a verba é curta, pode tentar desenvolver algo com wordpress + woocommerce que já permite um certo nível bem interessante de customização, o ponto negativo é que vai demandar bastante manutenção e bom conhecimento de WordPress e desenvolvimento web.

Mas para finalizar esse item, vale a dica que o simples também funciona, e as vezes é melhor simplificar um pouco no início e aceitar algumas rotinas manuais com um custo menor até ter um volume de vendas que compense um investimento maior posteriormente. Esse é o conceito MVP muito utilizado em startups e você pode dar uma pesquisada sobre isso que vale a pena.

Situação 2 – Uso Intenso de Google Ads e necessidade de alta precisão dos relatórios de conversão

Para quem pretende utilizar massivamente o tráfego pago do Google com todo seu arsenal integrado e perfeitamente alinhado, pode se frustrar um pouco com a Nuvemshop.

Dá para utilizar tranquilamente o Google Ads e mensurar os resultados, mas a integração com o Google Tag Manager não funciona muito bem e nativamente, precisa fazer uns ajustes (para não falar gambiarras), e os relatórios de conversão podem não refletir 100% a realidade.

Situação 3 – Para quem ainda não tem um nicho definido

Nesse caso nem é questão de plataforma, mas sim de método de venda.

Se você ainda não fez uma validação mínima do nicho que vai atuar, é desperdício de tempo e dinheiro montar um e-commerce logo de início.

É melhor validar isso primeiro, seja através de venda direta pelo direct do Instagram, whatsapp ou mesmo em anúncios de marketplaces como Mercado Livre e Shopee.

Situação 4 – Para quem acha que basta montar a loja que aumentará as vendas

Por incrível que pareça isso acontece demais, muitos acreditam que montando uma loja bonita ela vai vender sozinha, isso é ilusão total.

A loja será a ferramenta que proporcionará sim aumentar suas vendas e até escalar elas de forma inimaginável, mas para isso acontecer você vai precisar levar pessoas que tem interesse no seu produto para sua loja, isso chamamos de tráfego qualificado.

Então nem faça uma loja virtual em plataforma alguma se não quer aprender a gerar tráfego para sua loja.

Você pode conseguir tráfego criando conteúdo relevante para o seu público, que é basicamente o que eu faço aqui o Blog e no meu canal do Youtube, que hoje é responsável por cerca de 90% das vendas em minha loja.

Outra forma é através do tráfego pago, que nada mais é do que criar anúncios onde você paga para as plataformas exibirem seu anúncio.

As mais utilizadas são Facebook Ads, que veiculam os anúncios no Facebook e Instagram, e o Google Ads, que pode mostrar seus anúncios nas pesquisas do Google, Youtube, sites e blogs afiliados ao Google Adsense.

Situação 5 – Venda de Produtos Afiliados

Vender produtos afiliados, seja físico ou digital, não vai funcionar muito bem na Nuvemshop, pelo menos não nativamente.

Isso acontece porque nesses casos o botão comprar do produto deve direcionar para um link externo que terá seu código de afiliado e um checkout próprio, já na Nuvemshop os produtos são adicionados automaticamente dentro do carrinho da loja para recebimento na própria loja.

Até dá para fazer algumas modificações no código da Nuvemshop para funcionar para venda de produtos afiliados, mas vai demandar algum trabalho e talvez seja mais fácil você fazer em alguma outra plataforma como a Centralizze, WordPress, Wix, Google Sites entre outras.

Inclusive, no meu canal tem alguns vídeos ensinando a montar sites com wordpress.

Conclusão

São essas as cinco situações que ao meu ver a Nuvemshop, e em algumas delas, qualquer outra plataforma de e-commerce, pode não ser melhor solução no momento.

Mas vale lembrar que não sou dono da verdade, essa é minha opinião baseado no que vivenciei nesses 15 anos de desenvolvimento web e 3 anos de especialista e parceiro Nuvemshop, porém, a todo momento pode surgir idéias e soluções novas e cada um deve analisar e decidir o melhor para si.

Agora eu queria saber se você está ou estava pensando em montar algum desses tipos de projetos com Nuvemshop e deixe sua opinião.

Em qual e-mail quer receber o Mapa Mental?

🔒 Fique tranquilo, seu e-mail está seguro. Também detesto spam!

Enviaremos GRATUITAMENTE para o seu e-mail o link do mapa mental deste conteúdo (o mesmo utilizado no vídeo) para facilitar o entendimento e ajudar você executar como checklist.


Te espero lá ;-)

Conversar no whats
Precisa de ajuda? Me chame no Whatsapp
Precisa de ajuda com Nuvemshop?