fbpx

Receba gratuitamente o mapa mental deste conteúdo para facilitar o entendimento e execução com o checklist


Estamos na reta final desta série de posts Meu Negócio Online, e este tema é para mim um dos mais especiais.

O Youtube é para algumas pessoas uma verdadeira máquina de fazer dinheiro, e para muitos a principal fonte de renda atualmente.

Nesses dias de quarenta do coronavírus, o youtube tem sido meu principal aliado, trazendo clientes de forma automática para mim.

Mas para que o Youtube deixe de ser apenas uma plataforma de torrar nosso tempo com vídeos e passe a se tornar uma verdadeira fonte de renda extra ou principal, é preciso entender como ele funciona para os negócios.

É exatamente isso que vou trazer neste vídeo a seguir e também por escrito com ainda mais detalhes neste post.

Peço que preste bastante atenção e aproveite este conteúdo, pois o que estarei entregando gratuitamente aqui é difícil de encontrar até em cursos pagos.

Por que o Youtube pode ser uma das principais fontes de renda atualmente?

No momento em que estou escrevendo este post, o Youtube ocupa o segundo lugar em site mais acessado no mundo, perdendo apenas para o Google Search.

Porém, considerando a taxa de rentenção, ou seja, o tempo que o usuário permanece no site, o Youtube ganha na disparada em 1º lugar.

Isso quer dizer que ele é líder absoluto em captar a atenção das pessoas, e quando queremos promover um negócio, a atenção das pessoas é algo de grande valor.

Sucesso como Ferramenta de Pesquisa

Um dos grandes diferenciais do Youtube em relação à outras redes sociais, é que ele funciona muito bem como fonte de pesquisa, e assim, seus conteúdos mais permanentes vão ganhando visualizações e força com o tempo, podendo assim tornar um “ativo” de médio/longo prazo.

Enquanto nas redes sociais tudo o que postamos passa muito rápido perdendo a relevância e efeito em poucos dias ou horas, no Youtube é o contrário, se for feito de forma estratégica, com o tempo vai ganhando mais força e multiplicando os resultados.

Sobre como conseguir isso, vamos abordar com detalhes um pouco mais a frente neste post mesmo.

Formas de Ganhar Dinheiro no Youtube

Há várias formas de gerar renda extra ou principal no Youtube, as 2 primeiras desta lista são as melhores para quem está começando, principalmente porque não exige habilidade diferenciada e já pode ter resultados com canal ainda relativamente pequeno.

Canal para promover o próprio negócio (Produtos ou Serviços)

Se você já tem algum tipo de negócio físico ou virtual, um canal do Youtube como apoio para divulgar esse negócio estrategicamente e captar mais leads e clientes.

Por exemplo, se você tem uma loja de calçados (física ou ecommerce), poderá criar vídeos para o seu canal dando dicas de como escolher calçados, combinação conforme formato de pés, cuidados ao escolher os calçados, quais materiais são mais resistentes e apropriados para cada modelo, combinação de looks, etc.

Tenho por exemplo um cliente na área de advocacia empresarial que em seu canal publica vídeos sobre leis trabalhistas com foco nos direitos do empresário. Ele passa orientações bem interessantes e assim muitos empresários procuram ele para demandas por terem visto seus vídeos.

Esse meu vídeo https://www.youtube.com/watch?v=tQ-7GWW66I4 já me gerou mais de 10 mil reais em vendas só neste último mês, e mais aproximadamente 20 mil reais desde que publiquei ele.

Gastei um total de 4 horas para gravar, editar e publicar, e depois mais nada, e os resultados vão chegando com o tempo.

Ganhar dinheiro no Youtube como Afiliado Autoridade ou de Nicho

Se você tem algum conhecimento específico ou gosta de um determinado assunto, pode criar um canal do Youtube para entregar conteúdos sobre esse assunto e assim construir sua imagem como “Autoridade” nesse tema.

Quando você entrega conteúdo relevante que ajuda as pessoas em determinado assunto, você se torna referência para ela naquilo e assim abre portas para naturalmente poder indicar produtos, cursos, treinamentos, palestras, mentorias, consultoria, etc.

Além de poder ganhar dinheiro com seus próprios cursos ou mentorias, poderá indicar produtos como afiliado e assim ganhar ótimas comissões desses produtos.

Se você quer saber um pouco mais de como ganhar dinheiro como afiliado, recomendo assistir esse vídeo abaixo que eu faço um bom resumo sobre esse assunto.

https://jacksonjorge.com/marketing-digital/afiliado-como-comecar/

Caso queira aprender passo a passo como faturar alto como afiliado, o Treinamento Fórmula Negócio Online é o mais completo e indicado.

Ganhar dinheiro no Youtube com Google Adsense

Google Adsense é o programa de remuneração do Google para criadores de conteúdo que exibem as publicidades em seus conteúdos.

No Youtube, um dos principais meios é os vídeos de propaganda que aparecem no início e no decorrer dos vídeos com o botão de pular.

As empresas pagam para o Youtube veicular essas propagandas nos vídeos, e quando um vídeo seu apresenta essa propaganda, o Youtube paga um pequeno valor por cada exibição.

Esse valor pago pelo Youtube varia muito conforme o público do seu canal, mas em geral são alguns poucos centavos por cada exibição, o que exige que seus vídeos tenham muitas visualizações para que tenha ganhos mais significativos.

Para se tornar elegível para o Google Adsense no Youtube, seu canal precisa ter pelo menos mil inscritos e 4 mil horas de visualizações nos vídeos nos últimos 12 meses, além de alguns outros critérios estabelecidos pelo youtube.

Esse formato de renda com o Youtube funciona muito bem para canais com assuntos mais amplos, que contemplam uma massa maior da população, como o caso de canais de entretenimento, humor, notícias, receitas e reviews de produtos.

Vale lembrar que para conseguir ter sucesso nessa modalidade, é preciso pensar em algum diferencial nos seus vídeos, algo que o torna original e que consiga se destacar em um oceano de conteúdo na internet.

Ganhar dinheiro no Youtube como Influencer

A última forma de ganhar dinheiro com o Youtube que foi apresentar neste post é como um influenciador digital.

Basicamente essa modalidade segue os mesmas características de quem abre um canal para grandes audiências, porém, o foco dele e construir sua imagem pessoal dentro do Youtube e quando consegue então ter um grande número de seguidores e inscritos, passa a ser interessante para grandes marcas e empresas que pagam altos valores para vincular suas marcas à pessoa e divulgá-las em seu canal.

Essa não é uma modalidade que qualquer pessoa conseguirá obter sucesso, já que depende muito de habilidades, circunstâncias, influências ou conhecimentos específicos.

Mas não conhecemos o futuro e quem sabe aconteça algo que te coloque em evidência e então poderá se beneficiar de um canal no Youtube como influencer, não é mesmo?

Como começar a Ganhar Dinheiro no Youtube

Veja a seguir os primeiros passos a tomar para começar seu canal no Youtube e então plantar as primeiras sementinhas para conquistar essa renda [quase] passiva no Youtube.

Definir o objetivo

Defina qual será seu formato de atuação, mesmo que isso mude futuramente, mas defina se começará com o objetivo de promover um negócio próprio, ser um afiliado de nicho ou afiliado autoridade.

Ter isso bem definido é importante para conseguir preparar corretamente sua linha de conteúdo focando esses objetivos.

Prepare o seu canal

Faça uma boa apresentação do seu canal, escrevendo o nome, imagem de capa, tags, links, texto de apresentação com o objetivo.

Dica: Como fazer capa para canal do Youtube – Tutorial + Gabarito Grátis

Planejamento de Conteúdo

Faça um planejamento e produção inicial de pelo menos uns 10 vídeos ou para um mês de conteúdo, assim, quando começar a divulgar seu canal os visitantes verão que já tem conteúdo e terão mais motivação para se inscrever.

Não pense muito e comece

O início é sempre muito difícil, é normal sentir inseguro e colocar um monte de barreiras para não seguir em frente.

Mas não pense muito, siga os passos anteriores apresentado aqui e comece a fazer, com o tempo irá melhorando e aperfeiçoando.

Não tenha medo de críticas, se elas forem boas servirão de motivação, se forem negativas ignore e transforme em energia para melhorar ainda mais e focar no futuro.

Tenha paciência e curta o caminho

A pior coisa é fazer uma viagem longa com ansiedade para chegar logo. No Youtube isso pode ser frustrante, entenda que o caminho pode ser um pouco longo, poderá durar meses e até anos para que resultados mais significativos possam aparecer, até lá, vá curtindo os comentários, interagindo e respondendo o seu público, ajudando as pessoas com seus conteúdos.

No final, você verá que o resultado financeiro foi apenas consequência do que você construir e aproveitou no percurso.

Dicas para um canal de sucesso no Youtube

Depois de dar os primeiros passos para iniciar seu canal no Youtube, é preciso continuar evoluindo para que o caminho para o sucesso seja o mais curto e prazeroso possível.

Por isso, já vou deixar aqui algumas dicas fundamentais para que você consiga ter um maior crescimento do seu canal.

Frequência e consistência

O Youtube valoriza quem faz conteúdo com frequência, pois ele entende que essa pessoa está comprometida em criar conteúdo para a plataforma e pode beneficiar sua exposição com tempo.

Se o assunto que você irá abordar é muito extenso, tente dividir em partes menores criando um formato de série, assim você consegue entregar mais conteúdo de forma mais atrativa, já que vídeos muito longos tende a espantar visitantes.

Para ser mais produtivo, tente gravar vários vídeos de uma única vez, por exemplo, programe em sua agenda um dia ou um período específico para gravar os vídeos previamente planejados e então faça-os, assim economiza tempo gasto com preparação de cenário, equipamento, luz, concentração, etc.

Otimização para busca – SEO

O primeiro passo para a otimização é criar vídeos com assuntos que são de interesse do seu público.

Para saber quais são esses assuntos, você pode utilizar ferramentas como Ubersuggest, Google Suggest, Youtube Suggest ou Planejador de Palavras Chave do Google.

Dica: Neste post falo um pouco mais sobre o Ubersuggest, vale a pena conferir

Utilize as palavras-chave na descrição do vídeo, nas tags e no título. Todos esses campos são utilizados pelo Youtube para fins de pesquisa, porém, tenha em mente que não basta ter as palavras no cadastro do vídeo, esse conteúdo também precisa ser abordado de fato no vídeo.

Thumbnail – Miniatura dos vídeos

As miniaturas (capa dos vídeos) tem grande peso na taxa de clique, uma das métricas importantes que fará o Youtube entender se o seu vídeo é importante ou não.

A primeira coisa que o usuário visualiza quando o vídeo é exibido para ele, é a thumbnail (miniatura do vídeo), então é precisa ser chamativa e motivar ele a abrir o vídeo.

Dica: Como fazer Thumbnail profissional para o vídeos do Youtube – Rápido e Fácil

Curta e comente seu vídeo

O Youtube considera as primeiras reações do público com o vídeo para saber se ele está bem aceito, então uma dica é você mesmo já curtir e comentar seus próprios vídeos quando publicá-los.

O comentário poder ser um link ou informação complementar e então deixá-lo fixo para que todos os usuários que forem comentar já visualizem o seu comentário.

Eu costumo deixar um link de “Chamada para Ação” e dá mais resultado até mesmo do que os links na descrição, porque em alguns dispositivos o primeiro comentário fica mais visível e acessível do que a descrição do vídeo.

Caso você tenha outras contas do Google (Suas, da esposa, do pai, da mãe) poderá utilizá-las para curtir os vídeos e assim aumentar a relevância dele para o Youtube.

Interação com outros canais

Uma forma muito eficaz de conseguir mais inscritos, principalmente quando o seu canal ainda é pequeno, é interagir com outros canais maiores deixando comentários relevantes estendendo o assunto abordado no vídeo deles.

Elogie, seja específico demonstrando que assistiu o vídeo e então deixe claro no comentário que tem conteúdo complementar no seu canal, assim, os outros usuários que lerem o seu comentário poderão ter a curiosidade de acessar o seu canal para ver esse conteúdo complementar.

Tome cuidado para não ser chato e não deixar transparecer que quer se aproveitar da audiência dele.

Curta seu comentário com outras contas do Google (se tiver), assim ele aparecerá no topo aumentando as chances de ser visualizado.

Lembre que quanto mais atrativo for seu comentário (para o dono do canal e para os usuários) maior a chance de ter sucesso com essa técnica.

E tem ainda mais para você

Percebeu quanto conteúdo e dicas importantes foram entregues aqui? Enão, isso é apenas uma pequena parte de tudo o que você pode aprender no Treinamento Fórmula Negócio Online.

Nele você aprende a transformar o Youtube uma verdadeira máquina de dinheiro integrando ele com outras ferramentas e técnicas.

Você pode adquirir esse treinamento completo no link abaixo e ainda garantir Bônus Extras que preparei exclusivamente para você, leitor do meu blog.


Curso Fórmula Negócio Online

Aprenda com quem realmente sabe

O treinamento Fórmula Negócio Online é o mais completo que existe e vai te ensinar passo a passo como ganhar dinheiro com a internet trabalhando como afiliado ou criando seu próprio produto digital.

Em qual e-mail quer receber o Mapa Mental?

🔒 Fique tranquilo, seu e-mail está seguro. Também detesto spam!

Enviaremos GRATUITAMENTE para o seu e-mail o link do mapa mental deste conteúdo (o mesmo utilizado no vídeo) para facilitar o entendimento e ajudar você executar como checklist.


Te espero lá ;-)

AULA COMPLETA: Passo A Passo Fundamental Usado Para Montar Negócios Digitais 100% Do Zero

Conversar no whats
Precisa de ajuda? Me chame no Whatsapp
Olá...
Como posso ajudar? 🚀