fbpx

LIVE Tira Dúvidas e Análise de Lojas – Toda Terça e Quarta – 15h – Ao Vivo

7 Erros Comuns Que Derrubam Vendas Na Loja Virtual

Toda semana tenho feito a live de análise de lojas. Os inscritos e seguidores do canal enviam suas lojas virtuais da Nuvemshop para que eu faça uma breve análise do que pode ser melhorado.

Há sempre surpresas tanto positivas quanto negativas, ou seja, lojas feitas com muito capricho e atenção ao detalhes, que inovam e se destacam, e também tem aquelas que deixam muito a desejar.

Mas no geral, há alguns pontos falhos que se repetem com muita frequência e que podem ter impacto forte no resultado das vendas.

Nessa última live, que você pode assistir logo abaixo, houve alguns desses pontos que vou destacar neste post a seguir, e espero que possa te ajudar a ficar atento se está cometendo alguns desses erros em sua loja virtual.

Live #8 – Analisando ao Vivo Lojas Nuvemshop de Inscritos do Canal Jackson Jorge.

1 – Mesmo nome de Domínio para destinos ou aplicações diferentes

O primeiro que tentamos analisar na live era a loja deumjeitofacil.com, porém, quando fui acessar acabei encontrando o link deumjeitofacil.com.br que não era uma loja e sim um blog, resumindo, fiquei confuso sem entender como ele queria que o site fosse avaliado como loja se era um blog, quando na verdade o equívoco era meu por estar no endereço errado.

O fato é que ter dois destinos distintos para nomes de domínios idênticos que diferenciam-se apenas pela TDL (extensão do domínio, por exemplo, .com e .com.br) pode causar esse tipo de confusão no cliente e consequentemente perder vendas.

Uma boa solução nesses casos é utilizar subdomínio que descreve com clareza em qual ambiente o cliente está, por exemplo, loja.deumjeitofacil.com.br ou blog.deumjeitofacil.com.br

2 – Banners com muita informação e pouca objetividade

Outro grande erro muito comum é colocar excesso de informação em um banner.

Quanto mais informação for colocada menor a chance de conseguir obter a atenção do cliente para as informações apresentadas.

Em vários testes que já fiz com banners e chamadas para ações, constatei que MENOS É MAIS.

O banner para ser eficiente deve ter uma única informação, breve, atrativa e com um objetivo.

No exemplo dessa loja, o banner dela para ser mais eficiente poderia focar apenas na mensagem de parcelamento em 3x sem juros, já que o “compre sem sair de casa” é óbvio para uma loja virtual.

3 – Colocar popups sem uma razão forte e estratégia muito bem planejada

Não tem nada mais irritante em um site do que ter que fechar popups de avisos, formulários, anúncios, etc… antes de ver o conteúdo que deseja.

As Lojas da Nuvemshop tem nativamente a opção de habilitar esses popups de captura de e-mails, o que inicialmente parece uma ótima estratégia pode se tornar um tiro que sai pela culatra, pois em vez de conseguir o contato do cliente, pode fazer com que ele simplesmente saia sem nem ver seus produtos.

Quando utilizar os popups pode ser útil?

Basicamente quando o que vai ser oferecido para o cliente no popup vai deixá-lo muito grato por ter apresentado aquilo.

O que será mostrado deve gerar no cliente a sensação de uma oportunidade imperdível.

Segue abaixo algumas sugestões, mas lembre-se sempre de avaliar no contexto do seu negócio e da sua persona.

  • Um cupom com desconto frete grátis
    • Quando o cliente demonstra que vai sair da página
    • Depois de tempo de inatividade
    • Para primeiro acesso / primeira compra
    • Para visitantes recorrentes
  • Para captura de e-mail quando:
    • Alinhado com uma recompensa de grande interesse da persona
  • Comunicados e avisos importantes como:
    • Conteúdo com restrição de idade (Maioridade, cenas fortes, etc…)
    • Feriados com alteração no funcionamento, horário, prazo de entregas, etc…

4 – Marca mal apresentada

A identidade visual da sua loja precisa estar bem apresentada, com o logotipo visível e de qualidade, caso contrário, trará insegurança para o visitante do site.

Um dos primeiros elementos visualizados em um site ou loja virtual é o logotipo, se ele não passar credibilidade e profissionalismo, a primeira impressão do visitante já ficará afetada e tornará muito mais difícil convertê-lo em cliente.

No post a seguir eu detalho todos os aspectos de um bom logotipo e como criar uma identidade visual forte e profissional para sua empresa ou loja virtual.

5 – Excesso de aplicativos e scripts

Essa loja tinha 2 avisos de cookies LGPD, além de alguns aplicativos instalados que não agregavam nada no resultado de venda e experiência do cliente.

É importante experimentar e testar recursos novos que possam melhorar a loja virtual, porém, tão importante quanto é manter a loja funcional, clean e mais leve possível.

Cada script e aplicativo instalado é um esforço adicional para o carregamento da página que resulta em banda de internet e processamento que será exigido do seu cliente, e dependendo da quantidade, fica mais fácil o cliente cancelar o carregamento e ir para outro site.

6 – Barra de navegação ineficiente

Não é incomum ver lojas virtuais que erram na barra de navegação com 2 extremos: Muitos links desnecessários ou poucos links necessários.

Retire da barra de navegação principal tudo o que não é essencial em um primeiro momento para conduzir o visitante à se tornar um cliente.

Uma boa estratégia é apurar quais as categorias que correspondem a maior parte das vendas na loja e deixar elas com link direto na barra de menu principal.

Os links adicionais que podem estar presentes no menu principal são:

  • Home Para que a pessoa tenha sempre fácil o retorno para a página principal
  • Produtos Um link que liste todos os produtos da loja, no caso da nuvemshop é sempre o link /produtos
  • Contato Direcione para a página que apresenta todo os principais meios de contato, na Nuvemshop já tem essa página nativamente no link /contato

7 – Poluição Visual

Algumas pessoas terão dificuldade nesse aspecto por uma questão de gosto pessoal ou porque realmente não tem uma percepção de que há excessos visuais.

Nesses casos, é sempre bom comparar com boas referências, ou seja, outras lojas do mesmo segmento, e ver qual o padrão e estilo visual adotado.

Além disso, nesses casos a ajuda de um profissional de design ou mesmo de orientações na área vai ajudar a equilibrar melhor o visual da loja.

Se você tentar mostrar tudo, corre grande risco do seu cliente não ver nada!

Lembre que quanto mais informação e elemento visual tiver em um determinado espaço, mais difícil será atrair a atenção da pessoa para o produto ou oferta principal.

No exemplo dessa loja, o banner tem amontoado de informações quando deveria ter apenas uma de grande importância e com chamada para uma ação.

Inclusive, se banner é uma dificuldade para você, vou deixar a seguir o acesso à uma biblioteca com vários modelos de banners prontos.

Além disso, neste vídeo abaixo eu ensino ao vivo a fazer um banner para loja virtual de roupas, utilizando o site Canva.com

https://youtu.be/dDM01A6hmsc

Conclusão

Se você identificou que alguns desses erros podem estar sendo cometidos em sua loja, procure corrigir e testar para ver se realmente faz sentido para você.

Feito é melhor que perfeito

Entenda que a perfeição deve ser buscada mas nunca será alcançada, então não pire, se não conseguir fazer o que seria ideal neste momento, faça o melhor que conseguir e siga avante.

Pior do que ter uma loja ou site com alguns erros e falhas, é não ter nada.

Está com dificuldade de ter uma loja profissional e com resultados?

Além dos vários conteúdos que disponibilizo gratuitamente aqui no blog, no meu canal do Youtube e no meu Perfil do Instagram, você ainda pode contar com meus serviços de consultoria e montagem profissional de loja virtual, tudo isso muito mais em minha loja Planweb.

Veja Também...

Em qual e-mail quer receber o Mapa Mental?

🔒 Fique tranquilo, seu e-mail está seguro. Também detesto spam!

Enviaremos GRATUITAMENTE para o seu e-mail o link do mapa mental deste conteúdo (o mesmo utilizado no vídeo) para facilitar o entendimento e ajudar você executar como checklist.


Te espero lá ;-)

Conversar no whats
Precisa de ajuda? Me chame no Whatsapp
Olá...
Como posso ajudar? 🚀