Um gerenciador de notas na nuvem com uma flexibilidade e recursos incríveis.

Esse é o App Notion.so que me convenceu migrar mais de 1000 notas do Evernote, que eu já utilizava há mais de 8 anos. Em menos de 15 minutos estava ficando para trás quase uma década de fiel uso do elefantinho verde para esse novo e revolucionário gerenciador de notas.

Tudo o que eu usava no Evernote, porém, melhorado!

O principal motivo da mudança foi poder encontrar tudo o que eu utilizava no Evernote, que era notas com um bom nível de formatação e organização em categorias e subcategorias (Pilhas e cadernos).

Porém, o Notion vai além, nele eu consigo montar essa hierarquia de forma mais profunda se achar necessário, além de conseguir de forma muito mais prática fazer links entre uma nota e outra.

Quanto à formatação, o Notion trabalha com formato de estilos, ou seja, Títulos, subtítulos, etc… Podendo formatar com muito mais controle deixando o conteúdo mais organizado e padronizado.

Formatação em Blocos

Além de formatar o conteúdo em estilos conforme mencionei acima, ele também tem em seu editor o sistema de blocos, parecido com o do WordPress, onde você pode incluir em cada parágrafo algum componente com recurso diferenciado, como imagem, vídeo, documento, música, outras notas.

Centenas de tipos de blocos nativos e de integração com aplicações externas, para localizar e inserir eles basta digitar “/” e o Notion abre a imensa lista de opções.

Ícones (Emojis) e Fotos de capa no topo das notas

Parece bobeira para utilizações corriqueiras, mas os ícones ajudam a identificar mais facilmente os conteúdos mais relevantes e rotineiros, e claro, deixa muito mais “bonitinho” a apresentação, principalmente se precisamos compartilhar a nota com alguém. (Vou falar sobre o compartilhamento daqui a pouco).

A imagem de capa no topo (Chamado de Cover no Notion), também traz mais estilho e beleza para as notas, principalmente se forem compartilhadas.

Para ter uma ideia no potencial, eu estou montando as aulas de um curso tudo dentro do Notion, e basta clicar em um botão que é gerado um link que pode ser compartilhado com quem eu quiser para ter acesso em tempo real ao conteúdo, tudo de forma organizada.

Essa é uma nota que criei no Notion.so como a página principal de um curso, daí tem subnotas que são os módulos e dentro de cada subnotas outras subnotas que são as aulas… O Notion organiza tudo facilmente 😉

Quer ser mais produtivo e ter mais tempo de qualidade?

Saber como utilizar o seu tempo, com mais qualidade, em mais alta performance, garantirá:

  • Uma Vida Mais Equilibrada
  • Mais Tempo Para Seus Relacionamentos
  • Sucesso em Sua Carreira Profissional
  • O Tempo Andando Na Velocidade Certa
  • Seja o Autor de Sua Própria Vida


Gerenciador de Projetos

Se eu já tinha gostado de tudo o que tinha visto e mencionei anteriormente, a gota d’água que me fez tomar de vez a decisão de migrar foi o fato de poder criar ilimitados “dashboards” de projetos e processos dentro do Notion, parecidos com aqueles do Trello.

Um dos meus Dashboards de gerenciamento de projetos e tarefas do Marketing digital no Notion.so.

Posso ter um fluxo para “Empresa A”, outro para “Projeto Pessoais”, outro para “Família”, e assim em diante quantos quiser, cada um com seus campos personalizados, etapas e particularidades.

A brincadeira ficou ainda mais bacana depois que descobri que qualquer tipo de nota de qualquer categoria pode ser movimentada e inclusive se transformar em um “board” do gerenciador de tarefas.

Por exemplo, tenho um lista chamada Idéias de Posts, daí quando preciso fazer a programação de conteúdo, vou em minha lista, escolho a “idéia” que vou começar a desenvolver e simplesmente arrasto aquela nota para cima do meu Dashboard de “Gerenciador de Conteúdo de Marketing Digital” e pronto, agora é só seguir o fluxo lá.

Notas com Tabelas + Extensão Chrome = Gestão de Favoritos

Esse recurso achei também muito bacana, ele consegue criar uma nota em formato de Tabela personalizada onde cada linha dessa tabela se torna “subnotas”, ou seja, todo o poder do banco de dados de forma muito prática de trabalhar.

Esse recurso caiu como uma luva para mim no gerenciamento de favoritos. Eu sempre utilizava os favoritos de forma tradicional, ou seja, salvando no Chrome, mas quando queria documentar e fazer anotações sobre cada link tinha que fazer separadamente e ter retrabalho.

Agora quando encontro algum link que quero salvar, com a mesma quantidade de cliques eu salvo para dentro do Notion e os dados como link e título da página já entra tabelado para depois eu apenas complementar com as anotações que quiser.

Detalhes que assim fica muito fácil compartilhar uma página de links úteis com quem quiser 😉

Dá para fazer muito mais

Enfim, até aqui descrevi apenas o que eu encontrei até agora de relevante e que me ajudou, mas sei que não descobri ainda nem a metade de todo o potencial desse incrível gerenciador de notas.

Veja no vídeo abaixo uma rápida demonstração que gravei de um pouco disso que falei aqui.

E se você gostou da dica, ou se já utiliza o Notion.so ou outro método, deixa aí nos comentários sua opinião.

Curso Fórmula Negócio Online

Quer ter mais liberdade trabalhando em casa?

O Fórmula Negócio Online vai te ensinar passo a passo como ganhar dinheiro com a internet trabalhando como afiliado ou criando seu próprio produto digital.

Conversar no whats
Precisa de ajuda? Me chame no Whatsapp
Olá...
Como posso ajudar? 🚀
Powered by